Eslovênia ajuda Islândia, tira Dinamarca da Copa e define repescagem

Do UOL, em São Paulo

A Islândia ainda acredita. Jogando fora de casa, a seleção da "terra do gelo" não fez a parte dela nesta terça-feira e apenas empatou por 1 a 1 com a Noruega em jogo válido pela última rodada da fase de grupos das Eliminatórias europeias. No entanto, graças a um revés da Eslovênia, o país mantém vivo o sonho de disputar a Copa do Mundo de 2014.

As Eliminatórias europeias são divididas em nove grupos, e os times jogam em turno e returno dentro das chaves. Os primeiros colocados garantem classificação direta para a Copa do Mundo de 2014, e os oito melhores segundos farão uma repescagem.

Entre os grupos, oito têm seis participantes e um é composto por cinco seleções. Por isso, a apuração dos melhores segundos depende de uma conta extra: é necessário eliminar os resultados dos vice-líderes contra os lanternas das chaves.

Grécia (19), Portugal (15) e Suécia (14) já tinham presença garantida na repescagem da Europa. Nesta terça-feira, a Islândia aumentou a lista de times assegurados. Com o empate por 1 a 1 com a Noruega, a seleção da "terra do gelo" chegou a 17 pontos no Grupo E e ficou com a segunda posição.

A Islândia foi ajudada pela líder Suíça, que já estava classificada para a Copa do Mundo e bateu a Eslovênia por 1 a 0. Os eslovenos ficaram com 15 pontos e acabaram o grupo no terceiro lugar.

Outra coisa que beneficiou a Islândia é que a seleção havia perdido um jogo para o Chipre, lanterna do grupo. Com isso, a "terra do gelo" tem 13 pontos na classificação dos segundos colocados.

No Grupo D, a Holanda, que também já estava classificada, foi outra seleção que ajudou a definir a chave. Os holandeses fizeram 2 a 0 fora de casa na Turquia, que parou nos 16 pontos.

Os turcos foram ultrapassados pela Romênia, que bateu a Estônia por 2 a 0, chegou a 19 pontos e assumiu o segundo lugar da chave. Como bateram duas vezes a lanterna Andorra, os romenos têm 13 pontos no ranking dos segundos colocados.

Essa combinação, portanto, eliminou as seleções do Grupo B. A Itália, líder da chave, já estava assegurada na Copa. A Dinamarca, que fez 6 a 0 sobre Malta nesta terça-feira, chegou a 16 pontos. No entanto, seis deles foram conquistados contra os malteses, que são os últimos da chave.

A repescagem das Eliminatórias europeias terá Croácia, Suécia, Romênia, Islândia, Portugal, França, Ucrânia e Grécia. As oito seleções classificadas jogarão em quatro mata-matas simples, e os vencedores desses duelos também vão assegurar vaga na Copa do Mundo de 2014.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos