Rússia e Bósnia garantem vaga na Copa, e Portugal irá à repescagem

Do UOL, em São Paulo

Líderes de seus grupos no início da última rodada, as seleções de Rússia e Bósnia-Herzegovina fizeram suas partes nesta terça-feira e asseguraram classificação para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Jogando fora de casa, os russos empataram por 1 a 1 com o Azerbaijão e os bósnios bateram a Lituânia por 1 a 0.

Veja aqui a lista completa de países que já se classificaram para a Copa do Mundo de 2014

A qualificação do Velho Continente para a Copa do Mundo é disputada em nove grupos. Os times se enfrentam em turno e returno dentro das chaves, e os primeiros colocados asseguram classificação direta para 2014. Os oito melhores segundos ainda brigam por quatro vagas.

No Grupo G, Bósnia e Grécia chegaram à última rodada com os mesmos 22 pontos. Os bósnios lideravam a chave apenas por terem saldo de gols superior.

A Grécia jogou em casa contra Liechtenstein, lanterna do grupo, mas venceu apenas por 2 a 0. Ainda assim, ficava com a vaga até os 23min do segundo tempo, quando Ibisevic marcou o gol da vitória da Bósnia contra a Lituânia.

A Bósnia fechou o grupo com 25 pontos. Com isso, será a primeira estreante na Copa do Mundo de 2014. A Grécia, com 25, precisará passar pela repescagem.

Outra seleção que fez o mínimo possível para se classificar nesta terça-feira foi a Rússia. Jogando fora de casa, os russos tinham um homem a mais e venciam o Azerbaijão até os 45min do segundo tempo, mas levaram um gol de Javadov.

Com o empate, a Rússia chegou a 22 pontos e confirmou a liderança do Grupo F. Isso mandou Portugal, que bateu Luxemburgo por 3 a 0 nesta terça-feira, para a repescagem europeia.

A lista de países com vaga assegurada na Copa de 2014, depois das classificações de Rússia e Bósnia, já tem 16 países assegurados. Entre eles, quatro já foram campeões mundiais (Alemanha, Argentina, Brasil e Itália). Os bósnios são os únicos que nunca participaram da competição.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos