Seleção recorre a titulares no 2º tempo para bater Zâmbia na China

Fernando Duarte

Do UOL, em Pequim (China)

O técnico Luiz Felipe Scolari aproveitou o amistoso contra a Zâmbia, nesta terça, em Pequim, para observar jogadores que ainda não estão em posição privilegiada na disputa por uma vaga entre os convocados para a Copa do Mundo. Sete atletas reservas tiveram a chance de começar jogando, entre eles o atacante Pato e o meia-atacante Lucas. Mas a verdade é que a seleção só funcionou mesmo quando alguns dos jogadores que estão mais perto do Mundial entraram em campo na etapa final. Os dois gols da vitória contra os africanos, 2 a 0, ocorreram após o intervalo, com o meia Oscar e o zagueiro Dedé.

Oscar, que entrou no lugar de Ramires, seu companheiro no Chelsea, abriu o placar com um chute de fora da área, enquanto Dedé, que jogou a partida inteira, definiu o placar. Mais cinco alterações ocorreram a partir do intervalo: Hulk, Bernard, Jô e Hernanes, todos campeões da Copa das Confederações, substituíram Lucas, Neymar, Pato e Paulinho, respectivamente. Na defesa, Henrique entrou no lugar de David Luiz.

Para o amistoso na China, Felipão seguiu o processo de análise para definir o grupo que levará à Copa do Mundo. A ideia era observar, entre outros, Lucas e Pato, que ainda não se firmaram em seus respectivos times, PSG e Corinthians. Os dois tiveram participação apagada e foram substituídos no intervalo.

Diego Cavalieri, Lucas Leiva, Dedé, Maxwell e Ramires também começaram como titulares.

A seleção quase abriu o placar logo a 2 min. Neymar cobrou falta no ângulo, mas o goleiro Mweene conseguiu tocar na bola, que resvalou no travessão.

A fragilidade do adversário facilitou o entendimento dos jogadores da seleção, apesar das diversas mudanças na escalação em relação aos últimos amistosos e à campanha na Copa das Confederações.

O primeiro tempo foi morno, com o Brasil tendo maior controle de bola, mas sem levar grande perigo à meta adversária.

  • 14448
  • true
  • http://esporte.uol.com.br/enquetes/2013/10/15/voce-acha-que-lucas-e-pato-merecem-ir-a-copa.js

"Faltou caprichar na última bola, na finalização", lamentou Lucas.

Para a segunda etapa, Felipão voltou a armar a seleção com um meia. Oscar entrou na vaga de Ramires e deu maior dinamismo ao sistema ofensivo.

Com 13 min em campo, o jogador do Chelsea marcou um belo gol em chute de longa distância, com desvio na trajetória da bola. Oscar já havia feito golaço no sábado, na vitória da seleção contra a Coreia do Sul.

Sete minutos depois foi a vez de Dedé ampliar a vantagem. O zagueiro do Cruzeiro aproveitou cobrança de falta e cabeceou dentro da pequena área. O time passou a incomodar a Zâmbia, o que não ocorreu nos 45 min iniciais. Cavalieri foi apenas um espectador em campo.

Com 2 a 0 no placar, Felipão fez mais testes no time, promovendo a entrada de Hernanes, Henrique e Bernard.

O time nacional volta a campo em 16 de novembro, no amistoso contra Honduras, em Miami, nos Estados Unidos.

BRASIL 2 X 0 ZÂMBIA

Local: estádio Ninho do Pássaro, em Pequim

Data: 15 de outubro de 2013 (terça-feira)

Gols: Oscar, aos 13 min da 2ª etapa; Dedé, aos 20 min da 2ª etapa.

Brasil

Diego Cavalieri; Daniel Alves, Dedé, David Luiz (Henrique) e Maxwell; Lucas Leiva, Paulinho (Hernanes) e Ramires (Oscar); Lucas (Hulk), Neymar (Bernard) e Alexandre Pato (Jô)

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Zâmbia

Mweene; Chama, Himonde, Chongo e Mbola; Mtonga, Lungu, Tembo (Chivuta) e Katongo (Musonda); Mulenga e Mayuka (Chamanga)

Técnico: Patrice Beaumelle

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos