Maior goleada no mata-mata africano aproxima Gana da Copa do Mundo

Do UOL, em São Paulo

A seleção de Gana deu um passo enorme nesta terça-feira para estar na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Jogando em casa, os ganeses bateram o Egito por 6 a 1 no primeiro duelo do mata-mata das Eliminatórias africanas. Foi a maior goleada  no playoff do continente.

O destaque de Gana foi o capitão Asamoah Gyan, que anotou dois gols. Ele abriu o placar aos 4min do primeiro tempo e voltou a balançar as redes aos 8min da etapa final.

Além de Gyan, Waris (aos 44min do primeiro tempo), Muntari (de pênalti, aos 28min do segundo tempo) e Atsu (aos 43min do segundo tempo) marcaram para Gana. O egípcio Wael Gomaa ainda anotou um gol contra aos 22min de jogo.

O Egito descontou aos 41min do primeiro tempo, em pênalti convertido por Mohamed Aboutreika quando o jogo estava 2 a 0 para a seleção de Gana. No entanto, isso não ameaçou o domínio dos anfitriões no duelo.

Na partida de volta, a seleção de Gana pode perder por até quatro gols de diferença e ainda assim obterá uma das cinco vagas africanas na Copa do Mundo de 2014.

Se isso se confirmar, a Copa de 2014 será a terceira consecutiva de Gana, que estreou em Mundiais em 2006. Na edição passada, na África do Sul, os africanos foram eliminados pelo Uruguai na disputa de pênaltis, nas quartas de final.

Para o Egito, o revés desta terça-feira praticamente encerra o sonho de disputar a Copa pela terceira vez na história. Maiores vencedores da Copa Africana de Nações, os "faraós" estiveram na competição global somente em 1934 e 1990.

A classificação para a Copa do Mundo seria a coroação de um sonho dos egípcios, que vivem um momento extremamente conturbado fora de campo. O país teve dois presidentes depostos nos últimos dois anos.

No futebol, o cotidiano dos egípcios foi igualmente problemático nesse período. Uma tragédia ocorrida no dia 2 de fevereiro de 2012, quando torcedores transformaram o campo em praça de guerra num duelo entre Al-Masry e Al-Ahly, interrompeu por um ano o campeonato local.

A seleção egípcia é comandada por Bob Bradley, 55, norte-americano que foi técnico dos Estados Unidos na Copa do Mundo de 2010. Na África do Sul, o time que ele dirigia foi eliminado justamente pela seleção de Gana.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos