Documento libera Diego Costa à Espanha, mas CBF indica que pode convocá-lo

Do UOL, em São Paulo

Diego Costa, atacante brasileiro
Diego Costa, atacante brasileiro

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) entregou nesta terça-feira para a Federação Espanhola um documento em que libera o atacante Diego Costa, do Atlético de Madri, para ser convocado para a seleção europeia. Porém, deu indicações de que Luiz Felipe Scolari pretende convocar o jogador para os amistosos que a seleção fará em novembro, contra Honduras e um adversário a ser definido (possivelmente a Rússia).

No documento oficial, a CBF deixa claro que Diego nunca foi convocado para partidas oficiais pela seleção brasileira, o que, de acordo com a Fifa, permite ao jogador atuar por outra seleção. O documento, porém, adverte que o atacante atuou em dois amistosos em março deste ano – contra Rússia e Itália.

Assim, a Espanha está liberada para convocar o jogador, mas a própria Confederação avisou que o jogador está nos planos de Felipão para a Copa-2014 e que, por ter nascido no Brasil, sua condição de espanhol só foi adquirida por motivos de residência, não por parentesco.

O documento oficial havia sido solicitado pela Fifa, para decidir se ele estaria apto a atuar por outro país.

Há 10 dias, Diego Costa afirmou que já tomou a decisão de atuar pela Espanha: "A decisão quem tem que tomar é a Fifa, não eu. A minha já está tomada."

Felipão, por sua vez, se recusou a descartar o jogador: "Sou o técnico da seleção brasileira e no dia 7 de maio de 2014 vou convocar os jogadores para o Mundial de acordo com minhas observações. Qualquer brasileiro em qualquer lugar do mundo em chance de ser chamado."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos