Ida de Diego Costa para seleção espanhola divide jogadores brasileiros

Fernando Duarte

Do UOL, em Seul (Coreia do Sul)

Diego Costa, atacante brasileiro
Diego Costa, atacante brasileiro

A decisão do centroavante Diego Costa de representar a Espanha, anunciada durante o fim de semana, dividiu os jogadores da seleção brasileira. Se na segunda-feira o lateral Daniel Alves chegou a Seul (onde o Brasil enfrenta a Coreia do Sul no sábado) dizendo ter recusado propostas semelhantes, o coro foi engrossado ontem pelo zagueiro David Luiz, que há alguns anos foi sondado por Portugal, quando ainda era desconhecido no Brasil.

"'Meu coração sempre foi verde-amarelo", afirmou o jogador do Chelsea em sua chegada ao hotel da seleção em Seul, na manhã desta terça-feira. Outro que também se apresentou na última leva de jogadores, o atacante, Hulk, preferiu uma postura mais neutra. "É uma decisão pessoal, cada jogador precisa pensar no que é melhor para sua carreira", desconversou.

Apesar de ter escolhido a Espanha, Diego Costa não pode ser chamado pelo treinador Vicente del Bosque para os últimos dois jogos das eliminatórias europeias depois de a Fifa encaminhar o caso para um painel especial e pedir uma liberação oficial por parte da CBF depois de Luiz Felipe Scolari criticar abertamente a "conversão" do atacante.

A regra que permite a Diego Costa ser convocado para a seleção espanhola, não é vista com bons olhos pela CBF, que avalia como incoerente esta liberação do jogador. Segundo um membro da alta cúpula da entidade, os amistosos que a seleção brasileira disputa são avaliados como oficiais em alguns critérios, e não oficiais em outros.

"Tivemos que desconvocar o Maicon. Segundo a regra da Fifa, não podemos chamar ninguém para o lugar porque não tem tempo hábil. Se alguém é expulso em um amistoso, não pode jogar no outro. Isso não é jogo oficial?", questionou a fonte.

Mas em entrevista ao Estado de S. Paulo, o vice-presidente da CBF, Marco Polo del Nero disse na semana passada que a entidade não tentaria impedir que Diego defenda a Espanha, diferentemente de informações veiculadas pela mídia espanhola na ocasião.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos