Novo artilheiro e recordes marcam rodada que põe quatro times na Copa

Do UOL, em São Paulo

A Copa do Mundo de 2014 conheceu na última sexta-feira mais quatro participantes. Em rodada marcada por um novo artilheiro e por dois recordes, Alemanha, Bélgica, Colômbia e Suíça aumentaram para 14 o número de times que já podem começar a planejar a viagem para o Brasil.

A competição já conta com pelo menos quatro times que sabem o que é levantar a taça (Alemanha, Argentina, Brasil e Itália). E depois dos resultados de sexta-feira, com as eliminações de Albânia e Venezuela, são sete os candidatos a estrear na Copa: Bósnia-Herzegovina, Burkina Fasso, Etiópia, Islândia, Jordânia, Montenegro e Panamá. O Mundial do Brasil já não pode alcançar os oito debutantes da edição 2006, realizada na Alemanha.

Enquanto as novatas ainda tentam preencher a lista de participantes, a Copa do Mundo de 2014 ganhou em tradição. Na sexta-feira, a tricampeã Alemanha assegurou vaga ao bater a Irlanda por 3 a 0.

Outra seleção que não chegará uma novidade em 2014 é a Suíça. Além de ter figurado nas duas últimas edições da Copa do Mundo, a equipe europeia vinha fazendo uma campanha consistente em todas as Eliminatórias. Na sexta-feira, os suíços confirmaram vaga ao bater a Albânia por 2 a 1 fora de casa. Um dos gols foi marcado pelo meia Shaqiri, do Bayern de Munique, uma das principais revelações da seleção.

Entre as seleções europeias que se classificaram para a Copa do Mundo, porém, a grande história da sexta-feira é a da Bélgica, que não participava da competição desde 2002. Os belgas se classificaram graças a uma vitória por 2 a 1 sobre a Croácia, com dois gols do atacante Romelu Lukaku.

Lukaku, aliás, é uma história à parte na rodada das Eliminatórias. O atacante de 20 anos e 1,94m só havia marcado três vezes pela seleção belga, todas em amistosos. Ele não fazia um gol pela equipe nacional desde agosto de 2012.

Em 2011, Lukaku trocou o Anderlecht pelo Chelsea em negociação que movimentou mais de 12 milhões de euros. No time londrino, o atacante também não conseguiu balançar as redes. Ele foi emprestado no ano passado ao West Bromwich, time em que marcou 17 vezes.

O bom desempenho conduziu Lukaku de volta ao Chelsea. No entanto, o atacante, que já foi comparado a Didier Drogba pelo porte físico, perdeu um pênalti na decisão da Supercopa da Europa. O erro determinou o desfecho da competição – o Bayern de Munique ficou com o título.

Depois do erro, Lukaku chegou a ser defendido publicamente pelo próprio Drogba. Contudo, o belga começou a perder espaço com outra pessoa: José Mourinho, técnico do Chelsea. O português liberou o atacante, que foi emprestado ao Everton.

O atacante de altos e baixos tão precoces é apenas um dos exemplos da nova geração que conduziu a Bélgica à Copa do Mundo. A seleção tem outros nomes igualmente promissores, como os defensores Kompany, Vermaelen e Vertonghen e os meio-campistas Dembélé, Fellaini, Witsel e Hazard.

A renovação da geração também é uma das explicações da ascensão recente da Colômbia. Heroica, a seleção sul-americana conseguiu um empate por 3 a 3 com o Chile na última sexta-feira, depois de estar perdendo por 3 a 0, e se classificou para a Copa do Mundo.

O resultado dos colombianos só foi possível graças a dois gols de pênalti marcados pelo centroavante Radamel Falcao García, maior expoente de uma geração que volta à Copa do Mundo, competição que o país não disputa desde 1998.

Entre as seleções que já estavam classificadas para a Copa do Mundo, dois jogadores que não têm nada de novidade conseguiram recordes na última sexta-feira. As marcas foram registradas por Robin van Persie, da Holanda, e Gianluigi Buffon.

Van Persie marcou quatro vezes na vitória da Holanda por 8 a 1 sobre a Hungria. Com isso, chegou a 41 e ultrapassou Patrick Kluivert, que era o maior artilheiro da história da seleção.

O outro recordista da sexta-feira é Buffon. Assim como a Holanda de Van Persie, a Itália do goleiro já entrou em campo classificada para a Copa do Mundo de 2014. O empate por 2 a 2 com a Dinamarca valeu mais por ser a 137ª apresentação do jogador da Juventus pela equipe nacional. Ele superou o zagueiro Fabio Cannavaro e agora é o recordista de participações no time.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos