Alemanha se classifica e Copa do Brasil já tem quatro campeões mundiais

Do UOL, em São Paulo

Não foi uma classificação das mais fáceis, mas o futebol que domina a Europa nesta temporada confirmou a vaga na Copa do Mundo de 2014. Com uma vitória por 3 a 0 na Irlanda, com gols de Khedira, Schurle e Ozil, a Alemanha chegou aos 25 pontos no Grupo C e garantiu o primeiro lugar da chave.

Confira as 14 seleções já confirmadas para a Copa do Mundo. 

Com os alemães, tricampeões mundiais em 1954, 1974 e 1990, a Copa do Brasil tem, agora, quatro países que já levantaram a taça classificados. Além do Brasil (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), também vão disputar o torneio a Argentina (1978 e 1986) e a Itália (1934, 1938, 1982 e 2006).

Para quem acompanha o futebol europeu, a classificação é uma mera formalidade para o futebol germânico. Nesta edição da Liga dos Campeões, times do país dominaram a competição de clubes. Tanto que a final foi disputada por Bayern de Munique e Borussia Dortmund.

Nas Eliminatórias, a vaga alemã só não veio antes porque, no mesmo grupo, a Suécia também fez um bom torneio. Nesta sexta, a equipe da Escandinávia venceu a Áustria por 2 a 1 e chegou aos 20 pontos. Com isso, já está garantido na repescagem – apenas oito dos nove segundos colocados seguem com chance de ir ao Mundial do ano que vem.

Grupo H: Inglaterra goleia e segue em primeiro

Outra campeã mundial (1966), a Inglaterra conseguiu uma goleada importantíssima nesta sexta. Em casa, venceu Montenegro por 4 a 1, com gols de Rooney, Boskovic (contra), Townsend e Sturridge - Damjanovic fez o gol montenegrino. Com o resultado, o time do técnico Roy Hogson chegou aos 19 pontos, um a mais do que a Ucrânia - que venceu a Polônia por 1 a 0. Agora, na última rodada, as duas seleções definem quem vai se classificar diretamente para o Brasil. Os ingleses encaram a Polônia, enquanto os ucranianos tem pela frente a fraca seleção de San Marino - que nesta rodada chegou a 32 derrotas seguidas em Eliminatórias ao perder para Moldova por 3 a 0.

Grupo B: briga embolada pelo segundo lugar

Já classificada, a tricampeã Itália colocou ainda mais emoção na definição do Grupo B. O time empatou em 2 a 2 com a Dinamarca, fora de casa (gols de Bendtner para os dinamarqueses e Osvaldo e Aquilani, para os Italianos), e agora quatro times lutam pelo segundo lugar da chave. O favorito segue sendo a Bulgária, que perdeu em um jogo dramático contra a Armênia. Os búlgaros ficaram com nove em campo durante grande parte da 2ª etapa, mas, a três minutos do fim, Yura Movsisyan fez o gol da vitória da Armênia, 2 a 1.

Com 13 pontos, os búlgaros estão empatados com a Dinamarca, mas levam vantagem nos critérios de desempate, e têm um a mais do que República Tcheca e Armênia, com 12.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos