Sem Messi, Argentina vence de virada e assegura título das Eliminatórias
Do UOL, em São Paulo
-
AP Photo/Natacha Pisarenko
Palacio (d) e Lavezzi (e) marcaram os gols da Argentina na vitória sobre o Peru pelas Eliminatórias
A Argentina já estava classificada para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, mas conseguiu um feito nesta sexta-feira. Sem Lionel Messi, machucado, o time comandado por Alejandro Sabella venceu o Peru por 3 a 1 de virada e assegurou com uma rodada de antecedência o primeiro lugar das Eliminatórias sul-americanas.
Veja aqui a lista completa de seleções que já estão classificadas para a Copa do Mundo de 2014.
O resultado positivo levou a Argentina a 32 pontos. A uma rodada do término, a vice-líder das Eliminatórias é a Colômbia, que tem 27.
Além de ter assegurado o título simbólico das Eliminatórias, a Argentina manteve a possibilidade de ultrapassar a campanha registrada pelo Brasil na qualificação para a Copa do Mundo de 2010. O time dirigido por Dunga somou 34 pontos naquele torneio, que teve 18 rodadas – portanto, uma a mais do que o atual.
As Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014 são disputadas por nove países, que se enfrentam em turno e returno. Ao fim das 16 rodadas, os quatro primeiros colocados assegurarão vagas diretas no torneio. O dono do quinto posto ainda fará um playoff contra a Jordânia.
Nesta sexta-feira, os resultados anteriores já haviam consolidado a lista dos cinco países classificados. Além da Argentina, a Colômbia conseguiu vaga direta na Copa do Mundo. Na última rodada, Equador, Chile e Uruguai decidirão apenas quem fica com os outros dois postos e quem jogará o mata-mata.
A despeito de já estar classificada e de jogar contra um time eliminado, a Argentina começou mal nesta sexta-feira. Os peruanos eram mais incisivos e abriram o placar aos 20min do primeiro tempo, quando Pizarro recebeu lançamento e tocou na saída de Romero.
A vantagem do Peru, porém, durou pouco. Lavezzi virou o jogo ainda na etapa inicial, com gols marcados aos 22min e aos 34min. No segundo tempo, aos 2min, Palacio ainda aproveitou cruzamento de Rojo para anotar o terceiro.
A Argentina não acabava as Eliminatórias sul-americanas na primeira posição desde a qualificação para o Mundial de 2002, quando os hermanos sobraram e fizeram 43 pontos. O Brasil amealhou apenas 30 naquela competição e foi o terceiro colocado. No ano seguinte, o time de Luiz Felipe Scolari venceu a Copa do Mundo.