Técnico argentino leva Colômbia à Copa após 16 anos e ganha cidadania
Do UOL, em São Paulo
Responsável por levar a Argentina para a Copa do Mundo de 2006, quando a seleção nacional foi derrotada apenas nas quartas de final para a Alemanha, José Pekerman conseguiu o retorno da Colômbia para a competição após 16 anos e foi tratado como herói no país.
Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, comemorou a classificação oferecendo a nacionalidade para o treinador.
"É claro que ele sabe que está a sua disposição (a nacionalidade) e falarei com ele para ver se tem interesse. Imagino que lhe interesse, esperamos que ele decida se quer ser colombiano. Para a Colômbia, seria um orgulho que o técnico Pekerman assumisse a nacionalidade colombiana", disse o presidente.
Nas redes sociais, os torcedores colombianos comemoraram e fizeram um pedido especial ao treinador.
"Pekerman para presidente", escreveu uma torcedora. "José Pekerman merece nacionalidade colombiana depois de classificar a Colômbia para o Mundial", disse outra.
Passando por uma renovação, contando com nomes como James Rodríguez e Falcao, ambos recém-contratados pelo Monaco, o novo rico do futebol francês, Pekerman ajudou a equipe superou os fiascos para os mundiais de 2010, 2006 e 2002, quando conseguiu no máximo a sexta colocação.
O bom momento vivido pelos colombianos vem desde as categorias de base, em que a seleção nacional foi campeã sul-americana sub-20 neste ano.
Essa será a quinta vez que a Colômbia disputará uma Copa do Mundo. Antes, a equipe esteve em 1962, 1990, 1994 e 1998.
No Mundial de 1994, com um elenco que contava com Valderrama, Rincon e Higuita, os colombianos chegaram como favoritos, com direito a goleada por 5 a 1 contra a Argentina nas Eliminatórias. Mas, duas derrotas e apenas uma vitória eliminaram a Colômbia ainda na fase de grupos.
Principal jogador da Colômbia nestas Eliminatórias, Falcao foi uma das transferências mais caras da última janela. O atleta trocou o Atlético de Madrid pelo Monaco por 60 milhões de euros.
O atleta, que foi decisivo no jogo que rendeu a classificação com dois gols, é o artilheiro da Colômbia nas Eliminatórias.