Bélgica e Suíça vencem seus jogos e se classificam para a Copa
Do UOL, em São Paulo
A Bélgica e a Suíça confirmaram sua presença para a Copa do Mundo de 2014. Com a dupla, já são 14 seleções garantidas para o Mundial no Brasil (a Alemanha também se classificou nesta tarde). Os belgas venceram a Croácia por 2 a 1,pelo grupo A das eliminatórias da Europa. Já os suíços bateram a Albânia por 1 a 0, pelo grupo E.
Confira as 14 seleções já confirmadas para a Copa do Mundo.
Grupo A: Bélgica confirma favoritismo
A última participação da Bélgica em Copas foi em 2002, quando acabou sendo eliminada pelo Brasil, nas oitavas de finais. Quando as eliminatórias começaram, porém, muitos já previam a classificação da atual geração belga, marcada pelo talento de atletas como Eden Hazard, do Chelsea, Marouane Fellaini, do Manchester United, e Vincent Kompany, do Manchester City.
Em campo, o time comprovou a aposta. Pela primeira vez na história, venceu oito jogos nas eliminatórias. Chegou á penúltima rodada precisando apenas de empate frente aos croatas para carimbar viagem ao Brasil. A classificação, com uma rodada de antecipação, teve a assinatura de Romelu Lukaku, atleta do Chelsea que está emprestado ao Everton.
O atacante marcou os dois gols da Bélgica na partida. Ele abriu o marcador aos 15min da etapa inicial e fez o segundo gol do time aos 38 min da etapa inicial, em uma impressionante arrancada em contragolpe. A Croácia partiu para cima no 2º tempo e conseguiu marcar a 7 minutos do fim, com Kranjcar. Com o resultado, a Croácia não tem mais chance de vaga direta à Copa, mas disputará a próxima fase pela repescagem.
Grupo E: Suíça confirma vaga em grupo disputado
Ao contrário da Bélgica, a Suíça, apesar da vantagem, entrou em campo precisando da vitória para chegar à Copa do Mundo. Após um primeiro tempo ruim contra a Albânia, em que teve poucas chances de abrir o placar, os suíços conseguiram os gols no segundo tempo, com Shaqiri – que quase foi substituído no fim do primeiro tempo - e Lang. Confiando em sua sólida defesa, a equipe confirmou os 2 a 1 sobre os albaneses.
O resultado deixa a Suíça com 21 pontos, garantindo o primeiro lugar do Grupo E. A briga pelo segundo lugar, porém, está aberta, com Eslovênia e Islândia ainda com chances.
Grupo F: Rússia faz 4 a 0 e pode se classificar nesta sexta
A Rússia não garantiu a vaga, mas já tem, pelo menos, o segundo lugar (que deve valer a repescagem). Mesmo fora de casa, o time do técnico italiano Fabio Capello fez 3 a 0 em Luxemburgo, pelo Grupo F. Com gols de Samedov, Fayzulin e Glushakov, a equipe chegou aos 21 pontos, já fora do alcance do terceiro colocado, Israel.
Os israelenses, aliás, podem dar a classificação para o Brasil aos russos. Para isso, precisam vencer Portugal, em segundo lugar da chave com 18 pontos, nesta sexta. Em caso de empate ou vitória portuguesa, a definição do classificado do Grupo F sairá apenas na última rodada.
Grupo D: Já classificada, Holanda faz 8 a 1
No Grupo D, o duelo entre Holanda e Hungria valia muito para Hungria, mas nada para a Holanda. Quem viu o jogo, porém, achou que era o contrário. Os húngaros poderiam garantir o segundo lugar e, provavelmente, a classificação para a repescagem, mas levaram uma goleada histórica. A Holanda venceu por 8 a 1, com gols de Van Persie (três), Strootman, Lens, Devecseri (contra), Van der Vaart e Robben - Dzsudzsak descontou.
Com o resultado, a Turquia comemorou. O time venceu a Estônia por 2 a 0 e vai para a última rodada com um ponto a menos do que a Hungria e chance de seguir vivo na lutar por uma vaga na Copa.
Grupo G: Bósnia goleia e segue em vantagem
No Grupo G, a Bósnia-Herzegóvina segue em vantagem no duelo contra a Grécia pela classificação direta para o Mundial. Nesta rodada, os bósnios aproveitaram a fragilidade da seleção de Liechtenstein e golearam por 4 a 1 (dois de Dzeko, Misimovic e Ibisevic, com Hasler marcando para Liechtenstein). Pouco depois, a Grécia também levou os três pontos, e contra um rival muito mais competente: o time bateu a Eslováquia por 1 0, com gol contra de Skrtel. Os dois estão empatados com 22 pontos.
ANÁLISE DE JÚLIO GOMES
-
A Bélgica transformou-se hoje na décima-primeira seleção classificada para a Copa do Mundo de 2014. Como a Fifa anunciou que o seu ranking irá determinar a lista de cabeças de chave, já é possível saber que a Bélgica irá encabeçar um dos grupos do Mundial do Brasil. E atenção: esqueçam a tradição. A Bélgica é uma seleção, hoje, bastante melhor que França, Inglaterra, Portugal e Uruguai. Tem mesmo que ser cabeça de chave. É justo.