Com 6,2 milhões de pedidos, Fifa vê maior procura das Copas no Brasil

Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Reinaldo Canato/UOL

    Thierry Weil, Diretor de Marketing da FIFA, explica venda de ingressos da Copa do Mundo de 2014

    Thierry Weil, Diretor de Marketing da FIFA, explica venda de ingressos da Copa do Mundo de 2014

Quase 6,2 milhões de ingressos da Copa do Mundo de 2014 foram solicitados à Fifa na primeira etapa de venda das entradas. Com esse número, a diretoria da Fifa considerou que o Mundial do país teve o maior interesse da história recente do evento, acima até da Alemanha.

O primeiro período de comercialização acabou às 7h da manhã desta quinta-feira. Quem não solicitou seu ingresso, terá uma nova chance de compra-lo a partir de 5 de novembro, quando começa a segunda etapa de vendas.

Na Africa do Sul, houve 1,8 milhão de pedidos na primeira fase de venda de ingressos. A Alemanha superou o número brasileiro ao atingir um total de 8 milhões. Mas as condições para as requisições naquela Copa foram diferentes. Por isso, o diretor de ingressos e marketing da Fifa, Thierry Weil, considerou a procura por bilhete no Brasil a mais bem-sucedida das últimas competições.

"Considero que aqui foi melhor porque na Alemanha começamos a etapa de vendas muito antes, dois anos antes da Copa. E ficaram oito meses com o período de pedidos de bilhetes abertos no site, enquanto aqui foram apenas dois meses, depois da Copa das Confederações. Por isso, considero que foi melhor do que a Alemanha", explicou Weil.

Do total de 6,2 milhões, 71% dos pedidos de ingresso foram feitos por brasileiros e 29% vieram de outros países. Ao todo, 203 países tiveram solicitações de entradas.

Fora o Brasil, o país que teve o maior número de requisições de bilhetes foi os EUA, como tradicionalmente ocorre com a Copa. Em seguida, estava a Argentina, em terceiro. Países como Alemanha, Chile e Inglaterra também tiveram uma alta procura de bilhetes.

O jogo com maior solicitações de ingressos foi o da abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho de 2014, em São Paulo. Segundo a Fifa, 726 mil torcedores demostraram interesse de comprar um bilhete para a partida. Vale lembrar que o número é mais de dez vezes maior do que a capacidade do Itaquerão, estádio que receberá o jogo.

Outros ingressos muito procurados foram os para a final do torneio, no Rio de Janeiro, e todos os jogos da seleção brasileira já marcada. 

De acordo com as regras da venda de ingressos da Fifa, em partidas com mais pedidos de ingressos que ingressos disponíveis, haverá um sorteio para definir quem fica com a entrada. Quem solicitou seu ingresso nesta primeira fase será avisado se conseguiu o ingresso que queria até o dia 4 de novembro.

A nova fase de venda de ingressos ocorrerá em dezembro, quando serão comercializadas as sobras do que não foi requisitado nesta primeira fase.

De acordo com a FIFA, a Copa de 2014 terá mais de um milhão de ingressos adquiríveis. Eles serão vendidos em três fases, que têm períodos de venda por solicitação e sorteio ou por ordem de encomenda*. Fique atento às datas:

Primeira fase

Dia 20/08 ao dia 10/10 (por sorteio)

Dia 05/11 ao dia 28/11 (por ordem de encomenda).

Segunda fase

Dia 08/12 ao dia 30/01 (sorteio).

Dia 26/02 ao dia 01/04 (por ordem de encomenda).

Terceira fase (última hora)

Começa no 15/04 e se estende até o final do torneio, no dia 13/07. Neste caso, os ingressos estarão disponíveis no site e em pontos de vendas nas cidades-sede.

*Ingresso que não foram vendidos na fase do sorteio. As solicitações válidas serão processadas de acordo com a ordem de recebimento, dependendo da disponibilidade.

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