No fim das Eliminatórias, Copa de 2014 pode ter oito países estreantes
Do UOL, em São Paulo
-
AFP
Edin Dzeko é uma das principais apostas da Bósnia, que tenta chegar à Copa pela primeira vez
Na reta final das Eliminatórias, a Copa do Mundo de futebol de 2014, que será realizada no Brasil, tem dez participantes definidos. A lista de países já podem começar a planejar viagem para a América do Sul inclui tradicionais forças do evento e nenhuma novidade. Entre os candidatos às 22 vagas restantes, porém, a situação é bem diferente. O torneio do próximo ano pode ter até oito nações estreantes.
A primeira Copa do Mundo da história, disputada em 1930, teve 13 países (portando, 13 debutantes). Desde então, os maiores contingentes de novatos foram registrados em 1934 (dez) e 2006 (oito).
A briga pelas 22 restantes na Copa do Mundo de 2014 inclui nove países que nunca disputaram a competição. No entanto, apenas oito deles podem conseguir vaga no torneio.
Três candidatos a debutantes na Europa
Entre os candidatos a debutante, quem tem situação mais tranquila é a Bósnia-Herzegóvina. A seleção liderada pelo atacante Dzeko, dono da camisa 10 do Manchester City, tem 19 pontos e lidera o Grupo G das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014.
Nas duas rodadas finais das Eliminatórias, os bósnios jogarão contra Liechtenstein (em casa, no dia 11/10) e Lituânia (fora de casa, no dia 15/10), duas seleções que já estão eliminadas e não têm chance de chegar à Copa do Mundo.
A segunda posição do grupo é ocupada pela Grécia, que também tem 19 pontos e jogará contra Eslováquia (11/10) e Liechtenstein (15/10), ambos em casa. Apenas o primeiro colocado de cada chave europeia assegura vaga direta para a Copa do Mundo de 2014, e os vice-líderes farão um mata-mata pelos postos restantes.
Como a Eslováquia, terceira colocada do Grupo G, tem apenas 12 pontos, a Bósnia já tem participação assegurada ao menos no playoff decisivo.
O Grupo E das Eliminatórias europeias tem dois candidatos a debutantes na Copa do Mundo. A chave é liderada pela Suíça, que tem 18 pontos e é favorita à vaga direta no torneio. A briga para ir ao playoff inclui Eslovênia (12 pontos), Noruega (11 pontos) e as novatas Islândia (13 pontos) e Albânia (dez pontos).
Nas duas rodadas derradeiras, a Islândia jogará em casa contra a lanterna e eliminada seleção do Chipre, que somou apenas quatro pontos até aqui, e depois visitará a Noruega. Os duelos estão marcados, respectivamente, para 11 e 15 de outubro.
A Albânia também enfrentará o Chipre (fora de casa, na última rodada), mas tem um compromisso mais complicado na penúltima partida. No dia 11 de outubro, os albaneses receberão a líder Suíça.
O último candidato a estreante na Europa é Montenegro, que ocupa a terceira posição no equilibrado Grupo H. Nessa chave, apenas três pontos separam o primeiro do quarto colocado.
A liderança do grupo é da Inglaterra, que tem 16 pontos. Ucrânia (15), Montenegro (15) e Polônia (13) também são candidatos a viajar ao Brasil em 2014.
Entre eles, a Polônia tem a tabela mais complicada nas duas últimas rodadas. A quarta colocada da chave jogará contra Ucrânia (11/10) e Inglaterra (15/10), ambas fora de casa.
Montenegro fará apenas um duelo direto, contra a Inglaterra, no dia 11 de outubro, em território inglês. Na última rodada, os montenegrinos receberão a eliminada Moldova.
Estreante pode eliminar o México
Também há um candidato a debutante nas Eliminatórias da Concacaf, que reúnem América do Norte e América Central. A qualificação oferece três vagas diretas para a Copa do Mundo, e Estados Unidos e Costa Rica já confirmaram classificação.
A terceira posição das Eliminatórias da Concacaf atualmente é de Honduras, que tem 11 pontos. Em quarto aparece o Panamá, que tem oito pontos e tenta disputar uma Copa do Mundo pela primeira vez na história.
O problema é que a tabela não é nada favorável aos panamenhos. Nas duas últimas rodadas, eles jogarão contra México (11/10, fora de casa) e Estados Unidos (15/10, em casa).
O México, aliás, é um dos maiores candidatos a frustração nas Eliminatórias. Os mexicanos têm oito pontos e ocupam a quinta posição na qualificação da Concacaf. Eles disputaram todas as edições da Copa do Mundo desde 1994.
O quarto colocado das Eliminatórias da Concacaf ainda precisará passar por um playoff contra a Nova Zelândia, que venceu a qualificação da Oceania.
Repescagem também tem seleção novata
Na Ásia, as Eliminatórias classificaram Austrália, Coreia do Sul, Irã e Japão, países que já disputaram a Copa do Mundo. A chance de o continente ter um debutante em 2014 é da Jordânia, que venceu o Uzbequistão em playoff e agora espera o quinto colocado da América do Sul.
A América do Sul, aliás, tem mais um candidato a novidade na Copa do Mundo de 2014. A única seleção classificada é a da Argentina, que tem 29 pontos. Hoje, Colômbia (26), Chile (24) e Equador (22) ficariam com as outras vagas diretas.
Se as Eliminatórias sul-americanas acabassem agora, o rival da Jordânia seria o Uruguai (22 pontos). Nas duas últimas rodadas, porém, a tradicional seleção celeste terá ameaça da Venezuela, que tem 19 pontos e nunca chegou a uma Copa.
África tem duas possíveis novidades
As outras possíveis novidades na Copa do Mundo de 2014 vêm do continente africano. As Eliminatórias estão na fase aguda, em que dez seleções disputam mata-matas simples por cinco vagas.
Entre as dez seleções que podem chegar à Copa do Mundo, Etiópia e Burkina Fasso nunca participaram. As seleções enfrentarão, respectivamente, Nigéria e Argélia.
História dos estreantes
Quando o Brasil recebeu pela primeira vez a Copa do Mundo, em 1950, a Inglaterra foi a única seleção estreante. Desde então, a lista de debutantes do torneio oscilou entre dois e cinco países até a edição 2006, quando oito novatos foram à Alemanha.
A lista de participantes da Copa do Mundo da Alemanha teve Angola, Costa do Marfim, Gana, República Tcheca, Sérvia e Montenegro, Trinidad e Tobago, Togo e Ucrânia como neófitos.
Em 2010, na África do Sul, apenas Sérvia e Eslováquia debutaram. O Brasil é o único país que esteve presente em todas as edições da Copa do Mundo de futebol.