Com pé na Copa, Suíça adota praia no Guarujá após time deprimido em 2010

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

  • Almeida Rocha/Folhapress

    Praia da Enseada, no Guarujá, deve receber a delegação da Suíça na Copa do Mundo de 2014

    Praia da Enseada, no Guarujá, deve receber a delegação da Suíça na Copa do Mundo de 2014

Muito perto da vaga para a Copa, depois dos resultados da rodada de terça-feira nas eliminatórias europeias, a Suíça se prepara para ter a paisagem de praia do Guarujá como morada durante o Mundial do próximo ano. Incomodada pelo isolamento na África do Sul em 2010, a delegação do país trabalhou para encontrar um reduto mais divertido para abrigar seus jogadores no Brasil.

Na África do Sul, os suíços adotaram regime de isolamento na cidade de Vanderbijlpark, no belo Emerald Resort & Casino, a cerca de uma hora de Joanesburgo. Foi lá que a equipe se preparou para a façanha de derrotar na estreia a Espanha, futura campeã mundial, dias depois. No entanto, os jogadores teriam acusado desânimo em razão da falta de agitação no local.

Pelo pré-acordo com Guarujá, os suíços só não ficam na cidade se o sorteio dos confrontos da primeira fase concentrar os jogos da equipe nas regiões Norte e Nordeste [o anúncio oficial da base acontece após esta definição, em dezembro]. Caso contrário, a praia da Enseada, conhecido destino de turistas no litoral paulista, será o reduto da seleção no Mundial.

"Nossa oferta foi exatamente aquilo que eles precisam. Na África do Sul eles ficaram muito isolados. O (técnico Ottmar) Hitzfeld não gostou, disse que os jogadores ficaram afastados demais, um pouco deprimidos. Aqui eles terão uma mistura, dentro da cidade. Com a vista maravilhosa do hotel", relata a secretária adjunta de Turismo, Eunice Leão Grotzinger.

Guarujá recebeu ao todo oito delegações estrangeiras em busca de base para a Copa do Mundo. Duas delas voltaram ao litoral paulista, e a Suíça acabou ganhando a preferência porque a Alemanha não encontrou na cidade as especificações de estrutura desejadas.

"Visitaram o Hotel Casagrande, à beira-mar, e gostaram bastante. Porque eles têm a ideia de que possam ir à praia, acharam muito interessante. Não queriam um lugar totalmente isolado. Também não precisam do hotel inteirinho, que era o desejo da Alemanha", diz a secretaria.

Na última terça-feira, a Suíça bateu a Noruega em Oslo por 2 a 0, com dois gols de Fabian Schär. Desta forma, chegou aos 18 pontos, na liderança do grupo E das eliminatórias europeias. Com mais duas rodadas pela frente, a seleção de Ottmar Hitzfeld assegura matematicamente a vaga com uma vitória, mas mesmo um simples empate torna o fracasso muito improvável.

Islândia (13 pontos) e Eslovênia (12) ainda estão no páreo pela primeira posição. Noruega (11) e Albânia (10) batalham apenas pelo segundo posto e um lugar na repescagem. Os suíços encaram nas partidas finais os albaneses (fora) e os eslovenos (em casa).

Vencedor da Liga dos Campeões com Borussia Dortmund (1997) e Bayern de Munique (2001), Ottmar Hitzfeld está à frente da seleção suíça desde 2008. Recentemente sua equipe derrotou o Brasil de Neymar em partida amistosa.

ESTÁDIO EM REFORMA E BASE AÉREA À DISPOSIÇÃO

Caso a estada da Suíça no litoral seja formalizada, a seleção usará as dependências do estádio Antônio Fernandes, que recebia os jogos da AD Guarujá nas divisões menores do Paulistão [com capacidade para 6.800 pessoas]. A cidade trabalha para entregar as reformas da instalação até o final de março.

"Eles não pediram nada em especial. Só que a cidade garanta o estádio pronto, que tenha uma sala de imprensa bem grande, com capacidade para aproximadamente 100 jornalistas e para várias equipes de TV, que devem acompanhar eles. Querem também privacidade durante os treinos, treinos bem resguardados", afirma Eunice Grotzinger.

O estádio da cidade também receberá a grama conhecida como bermuda, a mesma dos estádios da Copa. O investimento na reforma é de aproximadamente R$ 16 milhões, por meio de repasses do Ministério do Esporte e do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). Este montante inclui as obras da praça esportiva e a recuperação das ruas do entorno, em esforço de acessibilidade.

Além do estádio e do hotel na praia, a delegação suíça tem engatilhado o utilização da base aérea do Guarujá para aproveitar como base de deslocamentos. O chefe da delegação do país foi piloto militar e aprovou as especificações do local.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos