Polícia usa bombas e controla manifestação perto do Castelão; carro é incendiado

Vinícius Segalla

Do UOL, em Fortaleza (CE)

Em Fortaleza, cerca de seis mil manifestantes protestaram contra a Copa do Mundo no Brasil. O movimento, que havia começado sem distúrbios, tornou-se tenso assim que o grupo chegou à barreira formada por policiais em uma das avenidas de acesso ao estádio Castelão. A polícia entrou em ação para conter os ativistas e conseguiu controlar a situação após usar bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e de efeito moral.

 

Foram quatro horas de confusão, tendo início três horas antes do jogo entre Espanha x Itália, com ação de 20 manifestantes. A partir daí o conflito generalizou-se.

 

Eles derrubaram as grades de isolamento e arremessaram paus, pedras e duas bombas caseiras na direção dos policiais, que reagiram com bombas para tentar dispersar a multidão. Após mais de uma hora de conflito, os policiais conseguiram afastar os insurgentes da zona de segurança do estádio do Castelão.

 

Por volta das 14h40, o enfrentamento ainda não havia cessado completamente, mas a linha de combate já se encontrava a cerca de 1 km de onde começara, na avenida Dedé Brasil, no perímetro de segurança de dois quilômetros no entorno do Castelão. Lá, PM e manifestantes continuaram a batalha. Dois focos de incêndio surgiram e foram controlados quase 1 hora depois. Um deles em um carro da TV Diário. 

 

A PM confirma seis oficiais feridos. Um deles com uma bala de ferro atirada por um estilingue quando estava montando em um cavalo. Uma pessoa, que não era torcedora, nem manifestante, foi atingida por uma pedra quando estava dentro do ônibus também.

 

Para o promotor Helder Ximenes, da comissão criada pelo Ministério Público do Estado do Ceará para acompanhar as recentes manifestações e a reação policial, nesta quinta-feira, as ações de violência partiram dos manifestantes.

 

"Quem estava aqui, presenciou, não há o que discutir. A polícia montou uma barreira e impediu que os manifestantes ultrapassassem este ponto. Uma minoria, então, passou a submeter os policiais a uma saraivada de pedras e paus. Os policiais então reagiram para conter esta violência".

 

Os manifestantes protestaram contra os elevados gastos públicos para a realização da Copa do Mundo-2014. O grupo, que reúne estudantes, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de movimentos sociais, saiu da Universidade Estadual do Ceará e caminhou pela avenida Dedé Brasil em direção à arena.

 

Os policiais bloquearam uma das avenidas de acesso ao Castelão exatamente para impedir o avanço dos manifestantes para os arredores do estádio. Em um primeiro momento, o clima estava pacífico, mas a situação mudou assim que um pequeno grupo entrou em confronto com as autoridades.

 

O conflito ocorreu poucas horas antes do início da partida entre Espanha e Itália pela Copa das Confederações. O jogo, válido pelas semifinais da competição, começa às 16h (horário de Brasília).

 

Esta não é a primeira vez na qual houve confronto entre manifestantes e policiais em Fortaleza. Antes do jogo entre Brasil e México, cerca de 15 mil pessoas tentaram se aproximar do Castelão, mas foram impedidos pelos oficiais.

 

A multidão foi afastada com gás lacrimogêneo e balas de borracha. No fim, os radicais que restaram queimaram pneus e placas e partiram para cima da polícia. Os moradores da região reclamaram da confusão e foram até impedidos de circularem no bairro.

* Atualizada às 18h50

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos