Polícia encerra manifestação e entorno do Castelão tem cenário de guerra

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Fortaleza

Chegou ao fim após mais de quatro horas de duração a manifestação realizada no entorno do estádio do Castelão, em Fortaleza, durante a tarde desta quarta-feira. A Polícia Militar aproveitou o pequeno número de manifestantes em determinado momento e avançou com a cavalaria pelo viaduto onde o grupo ainda mostrava resistência. 

O cenário visto após o fim do protesto é de guerra com muitas barricadas em chamas, restos de munição da PM e materiais de construção que foram usados como arma dos dois lados espalhados pelas ruas do bairro. 

A manifestação começou por volta das 12h e reuniu cerca de 15 mil ativistas que usaram a partida entre Brasil e México pela segunda rodada da Copa das Confederações para criticar a realização e os gastos com a competição.

Os mais exaltados usaram materiais de construção encontrados pelo caminho para atirar contra os policiais, que formaram uma barreira para impedir a aproximação do grupo ao estádio. 

A confusão teve algumas idas e vindas e os policiais tiveram de usar bombas de efeito moral, spray de pimenta e balas de borracha para tentar dispersar a multidão. 

Como resultado, o protesto feriu ao menos três policiais e um carro da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) foi incendiado. Manifestantes também se feriram, mas o número não é conhecido. 

A confusão atrapalhou a chegada do público ao Castelão e o UOL Esporte ouviu relatos de pelo menos 20 torcedores, entre brasileiros e mexicanos, que desistiram de ir à partida na capital cearense.

A reportagem flagrou muitas famílias e torcedores com a camisa do México sofrendo com as reações ao spray de pimenta usado pelos policias para tentar dispersar a multidão. As pessoas tinham dificuldades para respirar e enxergar e tentavam se proteger em casas vizinhas.  

O protesto diminuiu de tamanho por volta das 15h30, quando grande parte dos manifestantes deixou o local por conta da proximidade do início da partida e apenas um grupo de moradores do entorno do estádio ainda fazia barricadas e atirava pedras em direção à polícia. Cerca de uma hora depois, a polícia conseguiu acabar com a manifestação.

A manifestação levou a polícia a aumentar o isolamento em torno do estádio. A Fifa, segundo está previsto na Lei Geral da Copa, tem direito a uma área de isolamento de até 2 quilômetros. A polícia, porém, fechou as entradas para os veículos numa distância ainda superior, passando de 3 quilômetros do Castelão em alguns locais, por conta das manifestações. 

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos