No Brasil, farra e preguiça espanhola se opõem à união familiar italiana

Por Bruno Freitas, José Ricardo Leite e Vinicius Mesquita

Do UOL, em Fortaleza

  • Julio Cesar Guimaraes/UOL

    Espanhóis curtem as praias brasileiras e treinam pouco para os jogos da Copa das Confederações

    Espanhóis curtem as praias brasileiras e treinam pouco para os jogos da Copa das Confederações

Está difícil encontrar algum equilíbrio entre italianos e espanhóis fora dos gramados. Durante a disputa da Copa das Confederações, as delegações dos dois países se comportam de maneira diametralmente opostas. De um lado estão os jogadores da Espanha, pouco dispostos aos treinamentos e, digamos, "dados à luxúria". Do outro, apresentam-se os italianos, trabalhadores compulsivos e dedicados à comunhão familiar.

O comando da seleção italiana, avesso a baladas, incentiva as atividades familiares desde o desembarque do time no Brasil, dia 10 de junho. E os jogadores respeitam os limites impostos pelo técnico Cesare Prandelli.

Desde que assumiu a direção técnica, o comandante italiano permitiu que os jogadores levassem suas famílias a competições longas e fora do país. A delegação libera, por exemplo, que mulheres e filhos fiquem hospedados nos mesmos hotéis dos jogadores, mas o contato íntimo fica reservado somente para as refeições e períodos de folga.

Durante a estadia no Rio de Janeiro, na semana passada, o goleiro Buffon passeou na praia da Barra da Tijuca com sua mulher e dois filhos e o técnico Prandelli fez caminhadas matinais com a namorada e o filho. O jovem atacante El Shaarawy trouxe a sua mãe e o ídolo Balotelli desfilou com sua namorada, Fanny Neguesha, antes de ser cortado da equipe devido a uma contusão.

Em um dos raros momentos de negligência, quando os jogadores aproveitaram um dia de folga para fazer passeios turísticos no Rio, a comissão técnica avaliou que houve exagero de exposição dos atletas nas redes sociais. No dia seguinte, mesmo com todos de folga, só dois jogadores saíram do hotel. Nas outras cidades não houve passeios.

"Ter a presença da família em viagens e competições longas é muito importante. E tem dado certo. Na Eurocopa jantávamos todos juntos e isso ajuda em um clima de união", falou o meio-campista Marchisio, um dos que trouxeram a família.

Do lado espanhol a situação é bem diferente. No Brasil, a atual campeã mundial treina pouco e, sempre que pode, procura se informar sobre as festinhas das cidades por onde passam. O casal formado pelo goleiro Casillas e sua namorada, a jornalista Sarah Carbonero, não perdeu tempo e foi curtir uma balada em Fortaleza logo depois da vitória sobre a Nigéria.

Os colegas de Casillas arriscaram manobras mais ousadas. Em Fortaleza, alguns jogadores espanhóis foram atrás de prostitutas para levar aos quartos onde estão hospedados. Para decepção do elenco, porém, as meninas foram barradas pela segurança do hotel.

Os atletas insistiram em levar as novas amigas para seus respectivos aposentos, mas não deu certo. Atletas e seguranças entraram em conflito, provocando um tumulto generalizado na portaria. Houve bate boca, reclamação de hóspedes e até a ameaça de chamar a viatura da polícia. Questionados sobre a polêmica, os espanhóis responderam:

"Não conseguimos descobrir do que se tratava e inventaram essa história. Mas a Espanha é uma país de imagem limpa. E a nossa história é muito honesta. Isso não tem a ver com a gente", rebateu o zagueiro Sérgio Ramos.

Dedicação x tranquilidade

Os treinamentos em solo brasileiro exemplificam a diferença de comprometimento entre espanhóis e italianos.

Desde que chegou ao Brasil, a Itália programa treinamentos em dois períodos. Quando não está em campo para os jogos oficiais, os jogadores treinam duas vezes por dia, pela manhã e pela tarde. A comissão técnica só aliviou quando o calor beirava o insuportável ou quando as distâncias entre hotel e centro de treinamento eram longas demais (muito comum no Recife, por exemplo).

A equipe não tem alívio mesmo às vésperas de um jogo decisivo. Prandelli chegou a marcar dois períodos de atividades um dia antes da partida contra a Espanha, nesta quarta-feira, mesmo sob o forte calor de Fortaleza.

Na Espanha, tudo parece mais devagar. O time tem treinamentos menos intensos e mais curtos. Nos dias que antecederam a semifinal, houve até excursão coletiva para a praia do Futuro, em Fortaleza, com muito banho de mar.

Espanha e Itália se enfrentam pelas semifinais da Copa das Confederações nesta quinta-feira, 16h, no Castelão, em Fortaleza.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos