Mineirão ganha apoio do exército para reforçar segurança em protestos

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em Belo Horizonte

Os entornos do Mineirão estão preparados em um esquema de guerra para o caso de confronto entre manifestantes e policiais. Na 'área Fifa', grades cercam quase todas as ruas e avenidas, e policiais já estão a postos para a segurança do jogo entre Brasil x Uruguai, pela semifinal da Copa das Confederações.

Em um ponto estratégico – por enquanto, até mesmo a Polícia do Exército deu as caras. No total, 30 veículos (25 caminhões e 5 carros) estão parados em um estacionamento. O UOL Esporte se deparou com os militares desembarcando com armamento pesadíssimo, lanches e até uma televisão, para caso dê tempo de eles verem o jogo.

Nas ruas de Belo Horizonte, alguns estabelecimentos colocaram tapumes em suas fachadas, para evitarem depredação de manifestantes.  Alguns torcedores, com medo do que pode acontecer mais tarde, acordaram mais cedo e chegaram ao Mineirão cerca de sete horas antes da partida decisiva.

Embora não seja oficial, uma grande manifestação está prevista para esta tarde, antes de Brasil x Uruguai. O Governo de Minas espera que até mesmo o hotel da seleção brasileira seja alvo da passeata.

A polícia está preparada e já avisou que não vai ficar acuada caso haja necessidade de novo confronto – na semana passada, antes de México x Japão, o clima ficou tenso em uma manifestação com 60 mil pessoas. Bombas de efeito moral, tiros de bala de borracha e gás de pimenta foram utilizados para conter o público.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos