Polícia prepara esquema com 150 homens para proteger hotel da seleção

Gustavo Franceschini e Luiz Paulo Montes

Do UOL, em Belo Horizonte

  • AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA

    Seleção treina no Mineirão: passagem por BH tem preocupação extra com segurança

    Seleção treina no Mineirão: passagem por BH tem preocupação extra com segurança

Ciente de que o hotel onde a seleção brasileira está hospedado em Belo Horizonte poderá ser alvo de protestos nesta quarta-feira, a polícia mineira já se arma para evitar maiores problemas. O UOL Esporte apurou que cerca de 150 homens farão a segurança no local e em seus entornos. A tendência é que os manifestantes sequer consigam chegar à frente do hotel.

A PM está monitorando as redes sociais e demonstrou ter ciência da ameaça ao hotel da seleção brasileira, mas publicamente não detalhou nenhuma ação especial para conter essa situação. Pelo discurso de Márcio Sant'Ana, comandante geral da polícia, e de Rômulo Ferraz, secretário de Defesa Social de Minas Gerais, os únicos pontos da cidade onde as manifestações não são permitidas são as rotas de acesso ao Mineirão.

Caso haja algum indício de manifestações na manhã desta quarta, o quarteirão onde o hotel fica localizado será fechado pela polícia, que desviará o trânsito por ruas paralelas. Até mesmo a segurança interna será reforçado. Nesta terça-feira, cerca de 14 homens formavam o aparato que cuida da seleção no Ouro Minas. Funcionários já foram avisados que o número aumentará para cerca de 25.

"É uma conjugação de serviços. Quem cuida das delegações é a Polícia Federal, e a escolta desses atletas é feita em conjunta com Polícia Rodoviária, Polícia Civil ou Militar", disse o coronel Marcio Sant'Ana.

O comandante, no começo da semana, já dava como certo um confronto entre policiais e manifestantes para quarta-feira, dia do jogo entre Brasil e Uruguai, pela semifinal da Copa das Confederações. A intenção do protesto é aproveitar a passagem da seleção brasileira pela capital e chamar a atenção de políticos, assim como foi feito em cidades como Brasília, Fortaleza e Salvador. 

O que aumenta a preocupação de policiais e seguranças é o fato de o Governo ter decretado feriado nesta quarta-feira. Com isso, mais pessoas ficarão livres para manifestarem e irem às ruas antes do duelo decisivo pela competição. 

Em entrevista coletiva, Sant'Ana admitiu que os manifestantes podem conseguir impedir o acesso dos torcedores ao Mineirão, para o jogo desta quarta. Segundo ele, caso a aglomeração seja muito grande, será impossível para o efetivo dispersar o grupo nas vias de acesso ao estádio.

"Havendo esse impedimento com centenas de milhares de pessoas, o evento está comprometido. Vamos privar o direito de ir e vir de mais de 60 mil pessoas. Se isso é razoável, que seja feito. É impossível uma força pública, uma força militar, atuar contra cem mil, 120 mil, 130 mil pessoas, que possam em determinado momento impedir o transito", disse o coronel Márcio Martins Sant'Ana.

No fim de semana, antes da partida entre México e Japão, mais de 60 mil pessoas se reuniram e marcharam rumo ao estádio Mineirão. Houve confronto quando algumas pessoas tentaram furar o bloqueio e arremessaram pedras em direção aos policiais, que reagiram com bombas de efeito moral e gás de pimenta. 

FAÇA O QUIZ E MOSTRE O QUE VOCÊ SABE SOBRE A 1ª FASE DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos