E agora Itália?! Seleção fã de praia fica com medo dos tubarões do Recife

José Ricardo Leite e Vinicius Mesquita

Do UOL, no Recife

  • Vinicius Mesquita/UOL

    Turistas devem prestar atenção às placas que explicam sobre os perigos dos tubarões

    Turistas devem prestar atenção às placas que explicam sobre os perigos dos tubarões

Os tubarões estão entre os personagens mais folclóricos das praias do Recife, mas também podem deixar os banhistas amedrontados. Os integrantes da delegação italiana, que frequentemente tomavam banho de mar na Barra da Tijuca, durante a passagem pelo Rio, ainda não se sentiram à vontade para dar um mergulhinho nas águas quentes da Praia de Boa Viagem. Nesta quarta-feira, a seleção enfrenta o Japão, às19 horas, na Arena Pernambuco.

Surpreendida pela informação, Fanny Neguesha, noiva do ídolo italiano Mario Balotelli, que sonhava com um banho de mar no Recife, recuou quando ficou sabendo que os predadores estavam à espreita.

 "Nossa, não imaginava. Vou falar com ele (Balotelli) e com os outros jogadores", disse Neguesha enquanto caminhava pela orla da Praia de Boa Viagem na tarde de terça-feira. "Eu não vou mergulhar.  Queria, mas agora só vou molhar os pés."

Durante toda extensão da orla da Praia de Boa Viagem e de municípios vizinhos do Recife, como Jaboatão dos Guararapes, placas alertam sobre os temíveis tubarões: "Perigo – Área sujeita a ataque de tubarão". Por precaução, a informação em português é acompanhada por uma versão em inglês.

"Estaremos aqui ao lado para dar algumas recomendações aos jogadores italianos, caso seja necessário", garantiu um guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, que preferiu não se identificar.

"Não é tão perigoso assim. Os banhistas só precisam seguir nossas instruções. Há muito tempo não temos uma ocorrência. Ele são mansinhos, mas são criaturas selvagens, que pertencem à natureza. Em algumas ocasiões, eles ficam confusos e mordem as pessoas, mas garanto que eles não gostam de carne humana", informou o guarda-vidas.

Por sua vez, o taxista Luiz Francisco Silva, que costuma conduzir turistas estrangeiros a várias praias do Estado, disse que os banhistas têm motivos para se preocupar.

"Não sei como os jogadores vão se comportar, mas eu tenho medo. Não nado não. Tenho um amigo que perdeu um braço e uma perna para o bichano", disse o taxista.

O último caso registado de atraque de tubarão em Pernambuco aconteceu neste mês, no último dia seis, na Praia do Paiva, em Cabo de Santo Agostinho, litoral sul do Estado. José Rogério Tavares da Silva, 41 anos, morreu devido às mordidas do animal.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos