Na seleção desde Euro-08, Cazorla "engana" TVs e é tratado como revelação espanhola

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Felix Ordonez

    Santi Cazorla entre Marcos Senna e Iniesta, em coletiva da seleção da Espanha durante a Euro 2008

    Santi Cazorla entre Marcos Senna e Iniesta, em coletiva da seleção da Espanha durante a Euro 2008

Santi Cazorla tem 28 anos, idade em que é usual o auge de um atleta chegar. Meia do Arsenal, é reserva da seleção da Espanha na Copa das Confederações e entrou em campo na estreia da equipe, contra o Uruguai, no último domingo. É convocado para a seleção europeia desde 2008, e inclusive disputou a Eurocopa daquele ano, participando de cinco das seis partidas da campanha do título espanhol. Mesmo com esse currículo, vem sendo tratado como "revelação" pela imprensa brasileira.

Durante a transmissão da partida de estreia da Espanha na Copa das Confederações, Cazorla foi chamado de revelação tanto na transmissão da TV Globo como na do SporTV, assim que entrou em campo para substituir Cesc Fábregas. 

Mas por que, mesmo não sendo mais jovem e com dois títulos europeus no currículo ele é "esquecido" por muitos e colocado como o "futuro" da Espanha? Parte da explicação está na Copa do Mundo de 2010, da qual Cazorla ficou de fora em razão de uma hérnia de disco. Como o mundo das seleções se pauta principalmente pelo que ocorre no maior evento do futebol, o meia acaba sendo deixado de lado e não incluído na geração vitoriosa da Espanha.

Ele é um dos cinco nomes diferentes entre a seleção campeã do mundo em 2010 e a que atua nesta Copa das Confederações. Já comparando o atual torneio e a Euro 2012, a mudança diminui para quatro nomes: o de Cazorla já estava.

Aliás, não é nem a primeira Copa das Confederações do jogador. Em 2009, na África do Sul, ele também fez parte do elenco que terminou na terceira colocação.

Outro motivo é o fato de que o meia nunca sequer despertou interesse oficial de Real Madrid e Barcelona. Revelado pelo Villarreal, jogou por oito anos no time amarelo, com uma curta passagem pelo Recreativo Huelva em 2007/2008. Depois, fez parte do elenco do Málaga que se classificou para a Liga dos Campeões de 2012. Como Real e Barça são as equipes mais acompanhadas pela imprensa brasileira na Espanha, o nome de Cazorla pode ter passado batido, já que ao sair do Málaga optou por deixar o país e se aventurar na Inglaterra.

  • Cazorla em ação pela seleção espanhola no duelo contra o Uruguai, no Recife.

O jogador do Arsenal já soma 55 partidas pela seleção da Espanha, com nove gols marcados. Na Espanha, ele foi tratado como revelação entre 2004 e 2006, quando fez parte da seleção sub-21 do país, que acabou ficando de fora das Olimpíadas de Atenas.

Pela idade, dificilmente seguirá na equipe após a Copa de 2014, quando a Espanha deve se preparar para uma mudança de nomes, com as possíveis saídas de Xavi, Casillas e até Iniesta, jogadores mais experientes. Se a aposta for o lançamento de novos nomes, dificilmente Cazorla fará parte dos planos do futuro espanhol.

Se no Arsenal ele seguirá como um nome importante do esquema do técnico Arsene Wenger, na Espanha ele deve perder espaço para nomes como Javi Martinez e até Fábregas, já consagrados, mas mais novos que Cazorla. O que não diminui sua parte na geração mais vitoriosa do futebol espanhol, mesmo que não seja tão reconhecido.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos