Na economia de sorrisos, Neymar esquece 'meninices' e fala grosso

Daniel Tozzi e Fernando Duarte

Do UOL, em Brasília

Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro
  • Jefferson Bernardes/VIPCOMM

    Neymar sério em entrevista: deixando as molecagens verbais de lado

    Neymar sério em entrevista: deixando as molecagens verbais de lado

Pode ser a proximidade da estreia numa competição em que os holofotes, mais do que nunca em sua carreira, estarão sobre ele. Pode ser a má fase com a camisa da seleção brasileira. O fato é que, em sua primeira entrevista coletiva pela seleção desde o acerto de sua transferência para o Barcelona, Neymar foi mais homem que menino. Mesmo quando conversou com uma repórter da Coréia do Sul sobre videogames.

Aos 21 anos, Neymar é o símbolo do futebol brasileiro e um rosto que promete se tornar ainda mais conhecido por conta de sua transferência para o futebol espanhol. É também, de acordo com seus companheiros de seleção, o destaque de uma equipe cuja forma pós-mundial de 2010 ainda está mais marcada por baixos do que altos. Estranho seria se ele não sentisse a pressão. Nesses dias de "media training" e afins, é em detalhes que se lêem reações. E a ausência de molecagem no discurso de Neymar disse muito.

Nos 40 minutos de entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, por exemplo, Neymar praticamente não sorriu. Foi curioso vê-lo falar em jogar com alegria e desconcentração quando ele na verdade mostrou irritação ao analisar a percepção pública de seu momento na seleção. Ao mesmo tempo, não fugiu de mostrar um pouco mais o que pensa. Na questão da diferença de rendimento entre seus melhores dias no Santos e na seleção, por exemplo, ele não hesitou em dizer que tem um comportamento coletivo muito mais cobrado por Luiz Felipe Scolari do que por treinadores do Santos.

"Todo jogador tem sua função, e temos um treinador. Ele pede que a gente faça coisas dentro de campo, quer marcação e movimentação.  Aqui (na seleção) não tem como ser o que era no Santos. São jogadores diferentes, o entrosamento é diferente. No Santos já me conheciam, aqui ainda estão me conhecendo", afirmou ele.

Blindado por Scolari, cujo discurso tem insistentemente passado por elogios ao comprometimento do jogador e ignorado o fato de que em 2013 ele apresentou apenas lampejos na seleção, Neymar também adotou um comportamento mais desafiador em relação à mídia. Piadas ficaram ao largo. Não houve risadinhas ou gracinhas ao fim de cada resposta. "Caneladas" surgiram em perguntas mais incômodas.

"A orientação de marcar mais não é só para mim. O treinador me pede para reduzir espaço do adversário. Mas se eu marco muito, vocês reclamam. Se não driblo, vocês reclamam. Às vezes não consigo entender as pessoas", disse.

 

Ampliar

Entrevista coletiva da seleção brasileira8 fotos

4 / 8
Neymar concede entrevista coletiva nesta quinta-feira em Brasília após treino da seleção; esta é a primeira vez que ele fala com a imprensa após voltar de Barcelona, onde foi apresentado como novo jogador do clube VEJA MAIS > Imagem: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Quando o assunto invariavelmente foi a revelação feita por Felipão de que Neymar está sendo incomodado por uma tendinite no joelho, o jogador mostrou outro sinal de amadurecimento forçado pelas circunstâncias ao observar que dores são e prometem ser ainda mais companheiras na rotina de um atleta de alto nível.

"Vocês que seguem a seleção sabem que eu nunca fiquei fora de nenhum jogo. Eu sentir dor não é nada. Todo jogador joga com dor aqui ou ali, nunca está a 100%. Mas não tem nada a ver. Estou bem para jogar e à disposição".

Sorrisos, Neymar guardou apenas para o momento em que técnicos de equipes de TV se aproximaram da bancada para tirar fotos. Isso ele também parece ter aprendido. O menino hoje também é marca, não pode aparecer carrancudo junto aos fãs.

 

Veja também

comentários 0

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

  • Todos
  • Mais curtidos
  • Escolha do editor
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso
    

    Shopping UOL

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos