Após ouvir protestos em SP, Valcke diz que a Fifa "não pode resolver todos os problemas do mundo"

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / Vanderlei ALMEIDA

    Secretário da Fifa representou presidente da entidade, que recebeu título de Cidadão Paulistano

    Secretário da Fifa representou presidente da entidade, que recebeu título de Cidadão Paulistano

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, participou na tarde desta segunda-feira de um evento na Câmara Municipal de São Paulo, representando o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que foi agraciado com o título de Cidadão Paulistano.

No evento, ele afirmou que tem certeza que o estádio do Corinthians que está sendo construído em São Paulo será entregue até o dia 31 de dezembro deste ano, prazo máximo dado pela Fifa para a conclusão da obra da arena, que receberá a abertura da Copa, em junho do ano que vem. "São Paulo tem que dar o exemplo para as outras cidades. Trata-se de uma obrigação que as autoridades daqui assumiram, e também uma retribuição por ter recebido a oportunidade de abrir a Copa." 

No mês passado, Fifa e Corinthians foram protagonistas de uma polêmica relacionada à data de entrega do estádio corintiano. O engenheiro-chefe da obra disse que o estádio só estaria pronto em março de 2014, o que gerou declarações duras de Valcke. Posteriormente, as partes envolvidas afirmaram terem entrado em acordo, e a data de entrega do estádio voltou a ser 31 de dezembro de 2013.

Na cerimônia desta segunda-feira na Câmara Municipal, aberta ao público, um grupo de manifestantes levou cartazes e protestos contra as desapropriações que estão sendo realizadas nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. 

Após ouvir a reclamação dos cidadãos, Valcke afirmou que a Fifa entregou ao Brasil, em 2007, o direito e a responsabilidade de sediar a Copa de 2014 baseado em um projeto desenhado pelas autoridades brasileiras, que foi apenas aprovado pela entidade máxima do futebol.

"Eu lamento as desapropriações, mas a Fifa nunca pediu que ninguém fosse retirado de sua casa. O Brasil apresentou um projeto de organização da Copa, que foi aprovado. Nós não podemos resolver todos os problemas do mundo", disse o secretário-geral. Valcke disse ainda que há muitos benefícios em sediar uma Copa do Mundo, como a criação de empregos e o desenvolvimento do turismo.

Jérôme Valcke, que é francês, comentou também o jogo realizado no último domingo em Porto Alegre, em que a seleção brasileira venceu a França por 3 a 0. Misturando provocações futebolísticas com frases diplomáticas, o secretário-geral da Fifa disse ter ficado muito feliz com o resultado e com o bom futebol apresentado pelo time de Luiz Felipe Scolari. "O Brasil devolveu o resultado da final da Copa de 1998 (quando a França venceu por 3 a 0 e foi campeã), mas nós temos apenas um título, contra cinco do Brasil", disse Valcke.

Perguntado sobre sua opinião sobre a arbitragem, se teria havido algum lance polêmico, o secretário-geral da Fifa desconversou: "O que importa é que na Copa do Mundo teremos novas tecnologias em uso para reduzir eventuais erros de arbitragem". 

O presidente da CBF, José Maria Marin, também esteve presente na solenidade. O cartola chegou à Câmara depois de Jérôme Valcke. O francês já estava sentado em seu lugar quando Marin chegou. Por questões protocolares, então, o francês  foi convidado a sair do local para que a mesa pudesse ser recomposta, com todos os convidados presentes. Em seu discurso, o presidente da CBF parabenizou o "presidente da Fifa, Jérôme Valcke", pelo título recebido, confundindo o presidente da entidade com seu secretário-geral.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos