Valcke se acerta com Andrés e diz que Itaquerão ficará pronto em 2013

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Twitter

    Foto postada por Jérôme Valcke do encontro com Andrés Sanchez e Ronaldo, que selou a paz

    Foto postada por Jérôme Valcke do encontro com Andrés Sanchez e Ronaldo, que selou a paz

Jeróme Valcke, secretário-geral da Fifa, anunciou em sua conta no Twitter que chegou a um acordo com o Corinthians sobre o Itaquerão. Em seu post no microblog, o cartola revelou ter feito uma reunião com Andrés Sanchez na qual as duas partes concordaram em entregar o estádio pronto em dezembro deste ano.

"Acordamos com Andrés Sanchez e o CEO da Odebrecht o prazo de dezembro de 2013 para a entrega da Arena São Paulo. São Paulo dará um bom exemplo", disse Valcke.

A declaração coloca um ponto final no bate-boca que ganhou as manchetes na última terça-feira. Tudo começou quando Frederico Barbosa, engenheiro-chefe da obra, disse ao UOL Esporte que o estádio só ficaria completamente pronto a partir de março de 2014. O motivo seria a instalação das arquibancadas provisórias que acrescentariam 20 mil lugares ao projeto original do estádio. 

Em nota oficial, a Fifa disse considerar "vital" a manutenção do prazo original, que era dezembro de 2013. Em entrevista no Brasil, Valcke reforçou a cobrança e irritou o Corinthians. Em nota oficial, o clube alegou ter recebido dois meses a mais de prazo e chegou a deixar aberta a possibilidade da Fifa tirar o Itaquerão da Copa do Mundo. 

Nesta quarta, panos quentes colocaram fim à polêmica. A reportagem apurou que as arquibancadas provisórias, grande problema do cronograma, deverão ser construídas paralelamente ao restante da obra. A ideia seria acelerar os trabalhos no Itaquerão para ganhar uns dias de margem no cronograma atual e utilizá-los na montagem das estruturas provisórias. 

Obras no Itaquerão
Obras no Itaquerão

"Mal entendido"

Por volta das 18h45 desta quarta-feira, a Fifa divulgou nova nota oficial, a respeito da reunião ocorrida na tarde do mesmo dia, no Rio de Janeiro. O texto informa: 

"A data de entrega da Arena de São Paulo, local do jogo de abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014, foi confirmada para 31 de dezembro de 2013. O anúncio foi feito após uma reunião realizada nesta quarta-feira (15/5) entre o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke; o Comitê Organizador Local (COL), o CEO e presidente da construtora Odebrecht, Benedicto B. da Silva; e o representante do Corinthians para o estádio, Andrés Sanchez. O encontro aconteceu na sede do COL, no Riocentro, no Rio de Janeiro."

O comunicado traz ainda uma frase atribuída a Andrés Sanchez: "A reunião foi excelente. Houve um mal entendido, mas São Paulo e o Corinthians estão conscientes de sua responsabilidade. Eu sempre tive certeza de que nós iríamos organizar o jogo de abertura da Copa do Mundo da FIFA e agora eu tenho ainda mais certeza. O calendário acordado com a FIFA será respeitado".

Por fim, a nota termina com uma frase atribuída a José Maria Marin, presidente do COl e da CBF: "Estou muito contente com o resultado do encontro e com o compromisso de todas as partes para que São Paulo, assim como as outras sedes da Copa do Mundo da FIFA, entregue o estádio no prazo para garantir que organizaremos um grande evento em 2014".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos