De olho no cofre

Governo do DF adia entrega do Mané Garrincha para 18 de maio e estoura limite da Fifa

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília*

  • Daniel Neves/UOL

    Visão interna da obra do Estádio Nacional Mané Garrincha: gramado não está pronto

    Visão interna da obra do Estádio Nacional Mané Garrincha: gramado não está pronto

O Governo do Distrito Federal convocou nesta segunda-feira (15) uma coletiva de imprensa para informar que irá adiar mais uma vez a entrega do Estádio Nacional Mané Garrincha, palco da abertura da Copa das Confederações (15 de junho). A data de entrega do estádio, o mais caro da Copa, orçado atualmente em cerca de R$ 1,5 bilhão, deixa de ser o próximo domingo e passa a ser dia 18 de maio.

A nova data, a terceira anunciada pelo governo do DF até agora, estoura o limite estabelecido pela Fifa em janeiro deste ano para estádios que serão utilizados na Copa das Confederações.

Quando foi anunciado um novo atraso na entrega da arena, em janeiro deste ano, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou: "Preferíamos que o estádio tivesse sido entregue em dezembro de 2012, conforme prometido inicialmente. Agora estamos trabalhando com o prazo de meados de abril, e não há possibilidade de ocorrer novo atraso. Este é ultimo dos últimos prazos".

O COL (Comitê Organizador Local da Copa 2014) afirmou, através de sua assessoria de imprensa, que acompaha o caso "com preocupação", e que a direção se reunirá com o governador do DF nesta terça-feira antes de anunciar uma posição oficial.

A entrega arena será no dia 18 de maio, quando será realizada a final do Campeonato Candango. De acordo com o secretário Extraordinário da Copa 2014 no Distrito Federal, Cláudio Monteiro, o atraso acontece porque a área do campo de jogo ainda não passou por terraplanagem, e a grama ainda não foi plantada. "Seria como inaugurar uma casa de espetáculos sem o palco", explicou o secretário.

Ainda segundo ele, o novo atraso no cronograma aconteceu em virtude das chuvas que caem sobre a cidade. Durante uma visita ao canteiro do Mané Garrincha, a reportagem do UOL Esporte constatou a presença de diversos focos de trabalho ao redor da arena e muitas coisas ainda por fazer, tais como: pavimentação das áreas externas, colocação do revestimento feito de vidro da estrutura do edifício principal do estádio, execução dos projetos de urbanização e paisagismo do entorno da arena, instalação de placas de sinalização e remoção de entulho e equipamentos de obra.

O secretário Cláudio Monteiro adiciona ainda a esta lista a instalação de placar eletrônico , telões, catracas, elevadores, sinalização interna e colocação das cadeiras de arquibancada.  Para ele, atrasar a entrega é um ato de responsabilidade. "Vamos inaugurar com tudo completo e funcionando", afirmou.

Propaganda do Governo x realidade em Brasília

  • O Mané Garrincha fica dentro do Complexo Ayrton Senna, que está em ruínas e assim estará durante a Copa das Confederações. Apesar disso, em propaganda oficial do Governo do DF, o complexo é retratado como uma "cidade do esporte". 


Entorno em ruínas

Não é só o estádio da Copa em Brasília que está em obras. O turista-torcedor que desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília para acompanhar a partida inaugural da Copa das Confederações receberá uma "revista" de propaganda do Governo do Distrito Federal na qual consta uma cidade muito diferente da que será conhecida dali a pouco. No material, encontrado pelo aeroporto e presente em vários táxis da cidade, o Complexo Esportivo Ayrton Senna, onde é construído o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, é retratado sem nenhuma conexão com a realidade.

Na propaganda do governo, produzida com papel e impressão de alta qualidade, quadras poliesportivas abandonadas ganham cores, ginásios esportivos abandonados aparecem como novos e prédios e pavilhões inexistentes surgem construídos. Basta uma visita ao complexo esportivo representado na peça publicitária para perceber uma diferença muito grande entre a realidade e o que é apresentado a quem não conhece o local.

Pior que a propaganda fantasiosa, o governo do Distrito Federal não possui nenhum plano concreto com projeto, licitação, prazos e estimativa de custo para a maior parte dos aparelhos esportivos existentes ali. "Esclarecemos que a imagem que consta no folder é apenas uma ilustração da área central de Brasília totalmente modificada", afirma a nota da assessoria de imprensa da Secretaria Especial da Copa 2014 do DF enviada ao UOL Esporte. "Não corresponde integralmente aos projetos definitivos", afirma o governo.

* Atualizado às 20h10

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos