Após vexame com novo atraso em Brasília, Fifa e COL anunciam inspeções diárias nos estádios

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

  • Antonio Araújo/UOL

    Visão interna da obra do Estádio Nacional Mané Garrincha: previsão de entrega agora é em 18 de maio

    Visão interna da obra do Estádio Nacional Mané Garrincha: previsão de entrega agora é em 18 de maio

Após o governo do Distrito Federal anunciar que iria atrasar a entrega do Estádio Nacional Mané Garrincha, palco da abertura da Copa das Confederações, dia15 de junho em Brasília, o COL (Comitê Organizador Local) da Copa de 2014 e a Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciaram na noite desta terça-feira (16) que irão fazer um acompanhamento diário sobre a evolução da construção e preparação das estruturas temporárias nas seis arenas que receberão a competição em junho. Foi anunciada também uma inspeção mais detalhada no canteiro de obras do Mané Garrincha em duas semanas.

Na segunda-feira, o governo do Distrito Federal anunciou que iria a atrasar a entrega do estádio do dia 21 de abril para o dia 18 de maio. A Fifa afirmou receber a notícia com "grande preocupação". Nesta terça-feira, o CEO do COL, Ricardo Trade, e o diretor-geral do escritório da Fifa no Brasil, Ron Del Mont, se reuniram com o governador Agnelo Queiroz para cobrar explicações sobre o atraso na entrega.

O atraso na entrega do Mané Garrincha não cumpre o acordo firmado entre as cidades-sede com a entidade de entregar todos os estádios que serão utilizados na Copa das Confederações até 30 de abril.

Preocupação

Em nota, Fifa e COL afirmam que há "preocupação com os prazos apertados e o curto período disponível para os eventos-teste que garantem o sucesso operacional de eventos da magnitude da Copa das Confederações".

A Fifa e o COL afirmaram também que este tipo de atraso não será tolerado nos estádios ainda em construção para a Copa de 2014. "A flexibilidade observada nos prazos da Copa das Confederações não será a mesma para a Copa do Mundo, quando não serão feitas exceções e todos os estádios deverão ser entregues até o fim de dezembro deste ano, sem concessões", diz a nota.

Em janeiro deste ano, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou: "Preferíamos que os estádios (que serão usados na Copa das Confederações) tivessem sido entregues em dezembro de 2012, conforme prometido inicialmente. Agora, estamos trabalhando com o prazo de meados de abril, e não há possibilidade de ocorrer novo atraso. Este é ultimo dos últimos prazos".

'Vamos entregar quando estiver pronto'

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, afirmou que o estádio está 98% pronto. "Não vou admitir nenhum tipo de maquiagem ou faz de conta", disse ele. "Vamos entregar quando ele estiver pronto". Segundo ele, o novo atraso no cronograma aconteceu em virtude das chuvas que caem sobre a cidade, que impediram o plantio do gramado.

Além disso, as cadeiras não terminaram de ser colocadas e ainda não foram instalados os painéis eletrônicos e telões.

Durante uma visita ao canteiro do Mané Garrincha, a reportagem do UOL Esporte constatou a presença de diversos focos de trabalho ao redor da arena e muitas coisas ainda por fazer, tais como: pavimentação das áreas externas, colocação do revestimento feito de vidro da estrutura do edifício principal do estádio, execução dos projetos de urbanização e paisagismo do entorno da arena, instalação de placas de sinalização e remoção de entulho e equipamentos de obra.

O governador minimizou problemas com a Fifa. "Quando se desmarca uma data, sempre há um desconforto. Mas eles estão confiantes e acompanhando o nosso trabalho e o nosso esforço para entregar um estádio que orgulhe a todos nós", disse Queiroz.

'Não estará 100% pronto'

"Por tudo que vimos ali dentro, eu acredito que o estádio não estará 100% pronto nem no dia 18", afirmou o deputado federal Romário (PSB-RJ)  após visita às obras na tarde desta terça-feira. Ele esteve o local acompanhado por integrantes da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, da qual é presidente.

"Todos os estádios da Copa de 2014 e da Copa das Confederações vão enfrentar problemas, não temos como fugir disso", disse Romário. O deputado aproveitou também para criticar o valor da o obra. "É um absurdo construir um estádio desse, que deve mesmo custar mais de R$ 1,2 bilhão aqui".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos