De olho no cofre

Fifa expressa "grande preocupação" com Mané Garrincha e anuncia reunião com governador do DF

Aiuri Rebello*

Do UOL, em Brasília

  • Aiuri Rebello/UOL

    Visão interna da obra do Estádio Nacional Mané Garrincha; faltam cadeiras, telões, placar e gramado

    Visão interna da obra do Estádio Nacional Mané Garrincha; faltam cadeiras, telões, placar e gramado

Horas depois de o Governo do Distrito Federal ter anunciado o quarto atraso na entrega do Estádio Nacional Mané Garrincha, adiando a entrega da obra do dia 21 de abril para 18 de maio, a Fifa se manifestou sobre o assunto, através de nota enviada ao UOL Esporte, afirmando ter tomado conhecimento do novo atraso "com grandes preocupações".

A nova data estoura a data-limite de entrega estabelecida pela Fifa em janeiro deste ano para estádios que serão utilizados na Copa das Confederações. A arena de Brasília deverá ser o palco do jogo de abertura do torneio, no dia 15 de junho, entre Brasil e Japão.

Em janeiro deste ano, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou: "Preferíamos que os estádios (que serão usados na Copa das Confederações) tivessem sido entregues em dezembro de 2012, conforme prometido inicialmente. Agora, estamos trabalhando com o prazo de meados de abril, e não há possibilidade de ocorrer novo atraso. Este é ultimo dos últimos prazos".

Já nesta terça-feira, diante de mais um atraso, a entidade que controla o futebol mundial declarou:

"A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) tomaram conhecimento da declaração de Brasília com grandes preocupações. Portanto, e conforme acordado com a sede, a Fifa e o COL juntamente com o Governo Federal visitarão amanhã o governador de Brasília, Agnelo Queiroz, bem como os responsáveis pela construção do estádio, para avaliar a situação em detalhes e melhor compreender o ajuste do cronograma para a entrega da arena a tempo para os eventos-teste necessários antes da partida de abertura da Copa das Confederações da Fifa. A Fifa e o COL não farão outros comentários antes desta visita." 

A entrega arena será no dia 18 de maio, quando será realizada a final do Campeonato Candango. De acordo com o secretário Extraordinário da Copa 2014 no Distrito Federal, Cláudio Monteiro, o atraso acontece porque a área do campo de jogo ainda não passou por terraplanagem, e a grama ainda não foi plantada. "Seria como inaugurar uma casa de espetáculos sem o palco", explicou o secretário.

Ainda segundo ele, o novo atraso no cronograma aconteceu em virtude das chuvas que caem sobre a cidade. Durante uma visita ao canteiro do Mané Garrincha, a reportagem do UOL Esporte constatou a presença de diversos focos de trabalho ao redor da arena e muitas coisas ainda por fazer, tais como: pavimentação das áreas externas, colocação do revestimento feito de vidro da estrutura do edifício principal do estádio, execução dos projetos de urbanização e paisagismo do entorno da arena, instalação de placas de sinalização e remoção de entulho e equipamentos de obra.

O secretário Cláudio Monteiro adiciona ainda a esta lista a instalação de placar eletrônico , telões, catracas, elevadores, sinalização interna e colocação das cadeiras de arquibancada.  Para ele, atrasar a entrega é um ato de responsabilidade. "Vamos inaugurar com tudo completo e funcionando", afirmou.

Propaganda do Governo x realidade em Brasília

  • O Mané Garrincha fica dentro do Complexo Ayrton Senna, que está em ruínas e assim estará durante a Copa das Confederações. Apesar disso, em propaganda oficial do Governo do DF, o complexo é retratado como uma "cidade do esporte". 


Entorno em ruínas

Não é só o estádio da Copa em Brasília que está em obras. O turista-torcedor que desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília para acompanhar a partida inaugural da Copa das Confederações receberá uma "revista" de propaganda do Governo do Distrito Federal na qual consta uma cidade muito diferente da que será conhecida dali a pouco. No material, encontrado pelo aeroporto e presente em vários táxis da cidade, o Complexo Esportivo Ayrton Senna, onde é construído o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, é retratado sem nenhuma conexão com a realidade.

Na propaganda do governo, produzida com papel e impressão de alta qualidade, quadras poliesportivas abandonadas ganham cores, ginásios esportivos abandonados aparecem como novos e prédios e pavilhões inexistentes surgem construídos. Basta uma visita ao complexo esportivo representado na peça publicitária para perceber uma diferença muito grande entre a realidade e o que é apresentado a quem não conhece o local.

Pior que a propaganda fantasiosa, o governo do Distrito Federal não possui nenhum plano concreto com projeto, licitação, prazos e estimativa de custo para a maior parte dos aparelhos esportivos existentes ali. "Esclarecemos que a imagem que consta no folder é apenas uma ilustração da área central de Brasília totalmente modificada", afirma a nota da assessoria de imprensa da Secretaria Especial da Copa 2014 do DF enviada ao UOL Esporte. "Não corresponde integralmente aos projetos definitivos", afirma o governo.

* Colaborou Vinícius Segalla, do UOL, em São Paulo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos