Três estádios ultrapassam marca de 90% de execução; veja o que falta em cada um

Do UOL, em São Paulo

No início desta semana, as empreiteiras e os governos responsáveis pela construção de três dos seis estádios que serão utilizados na Copa das Confederações anunciaram que as obras ultrapassaram a marca de 90% de execução. São eles: Estádio Nacional Mané Garrincha (94%), em Brasília, Arena Pernambuco (94%) e Maracanã (92%).

Das outras três arenas que serão utilizadas no torneio-teste para a Copa do Mundo de 2014, duas já foram entregues (Castelão, em Fortaleza, e Mineirão, em Belo Horizonte) e uma está oficialmente com mais de 96% dos trabalhos concluídos, a Arena Fonte Nova, em Salvador.

Apesar dos índices anunciados, ainda há muito o que se fazer até as datas previstas para a entrega das arenas (veja álbum acima). No Mané Garrincha, por exemplo, se forem tomados como verdadeiros os índices anunciados pelo Governo do Distrito Federal, responsável pela obra, será preciso correr.

No início de fevereiro, a Secretaria de Comunicação do DF informou que os trabalhos no Mané Garrincha haviam atingido 89% de conclusão. Semanas depois, no dia 20 do mesmo mês, a pasta informou que a obra seguia estacionada nos mesmos 89% de conclusão. Já no dia 1º de março, o governo distrital informou: "A construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha está 90% concluída. A obra segue em ritmo acelerado e cumpre o cronograma estabelecido pela Fifa".

25 dias depois, a obra teria dado um salto, chegando a 94% de conclusão. A obra tem como data de entrega o dia 21 de abril, aniversário da cidade. Assim, em menos de um mês, a obra terá que avançar seis pontos percentuais, mais do que o que avançou nos últimos dois meses. Nos 6% que faltam na conta do governo distrital para a conclusão estão incluídos a instalação de mais de 80% das 71 mil cadeiras da arquibancada,  colocar o gramado, instalar telões e iluminação e executar obras no entorno, entre outras coisas.

Já no Maracanã, cuja atual data de entrega é a quarta já apresentada (27 de abril), as obras estão, oficialmente, 92% concluídas.  Está faltando: concluir a instalação da cobertura e das cadeiras da arquibancada, realizar a pintura e os trabalhos de acabamento, instalar as placas de sinalização, construir as estruturas para as bilheterias e instalar as catracas, executar as obras na área externa, de calçamento e paisagismo, além de instalar as estruturas temporárias exigidas pela Fifa para as suas competições.

Finalmente, na Arena Pernambuco, em Recife, as obras estão 94% concluídas, e a data atual de inauguração, a terceira anunciada, é 14 de abril (já foi dezembro de 2012 e 28 de fevereiro deste ano).

Ainda falta:  instalação do revestimento externo de LED, colocação dos assentos superiores, instalação dos projetores de iluminação, dos telões e do equipamento de sonorização e a marcação do campo e colocação das traves, além de obras no entorno. 

Apesar de ser esta a terceira data anunciada, o cronograma teve que ser acelerado para cumpri-la. Com isso, o custo previsto para a obra, de R$ 529 milhões, pago exclusivamente com dinheiro público, será revisto para cima, graças à mudanças no projeto e contratação de mais frentes de trabalho. Nem a Odebrecht, empreiteira que toca a obra, nem o governo estadual, que banca a empreitada, dizem ser possível informar agora de quanto será este aumento de custo. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos