Vidraça despenca de altura de 10m no Castelão antes de jogo; ninguém sai ferido

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

Uma placa de vidro de um metro e meio de altura por um metro de largura despencou de uma altura de dez metros nas dependências internas do Castelão, estádio inaugurado no dia 27 de janeiro deste ano em Fortaleza e que será palco de três jogos da Copa das Confederações, em junho deste ano, e outros seis da Copa do Mundo de 2014. Ninguém ficou ferido.

O incidente ocorreu na noite da última quinta-feira, antes da partida entre Ceará e Ferroviário, válida pelo Campeonato Cearense. O local onde estava a placa é um corredor que dá acesso às cabines de rádio do estádio. 

Segundo a Arena Castelão Operadora de Estádios S.A., que administra o Castelão em parceria com o Goverdo Estado do Ceará, qua bancou integralmente a obra de R$ 518 milhões, a vidraça que caiu "se soltou provavelmente depois que algum transeunte bateu no vidro e quebrou a peça. A vidraça fica exatamente no corredor que dá passagem para as cabines de imprensa da Arena Castelão e trata-se de um vidro de larga espessura, fortemente parafusado em quatro pontos e que, portanto, não se soltaria sozinho da estrutura em que ficava preso".

A empresa, informa, porém, "que as câmeras de segurança do setor não captaram o momento do incidente porque não alcançam o exato local onde a vidraça estava". Já para o comentarista da TV Jangadeiro e da Rádio Assunção Jussie Cunha, que estava no local para trabalhar na transmissão da partida entre Ceará e Ferroviário, é pouco provável que a placa tenha se soltado em virtude de um choque mecânico. "A placa estava na área de acesso às cabines de rádio, onde havia cerca de dez pessoas trabalhando, mas todas estavam posicionadas em uma área em que, para se chegar, não era necessário passar pelo local de onde a placa caiu", conta ele.

Ainda de acordo com o comentarista, há itens e setores do Castelão que ainda não estão inteiramente prontos, apesar de a arena ter sido inaugurada no dia 27 de janeiro, com a presença de políticos e cartolas estaduais e federais. "A área que hoje é destinada às emissoras de rádio é um grande cômodo separado por tapumes, o som vaza de uma cabine para outra, dificultando nosso trabalho", conta Jussie Cunha.  

Já o blogueiro cearense Gustavo Medeiros, também presente ao Castelão na última quinta-feira, afirma que "o acabamento dos degraus é ruim, tanto nas arquibancadas, como no estacionamento. Falando no estacionamento, a escada que dá acesso à esplanada é estreita e os elevadores  não funcionam - ou pelo menos não foram ligados ontem (quinta). Nessa partida entre Ceará e Ferroviário presenciei a dificuldade de uma idosa em conseguir descer da praça que dá acesso ao estádio par ao estacionamento."

Este é o segundo incidente registrado no Castelão. No dia de seu primeiro evento, 27 de janeiro deste ano, durante uma rodada dupla da Copa Nordeste, uma câmera aérea usada pela TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará, caiu durante um voo e quase acertou um grupo de torcedores no anel superior da arquibancada (veja o vídeo).

O aparelho, que parece um helicóptero com uma câmera acoplada na parte inferior e que deveria captar imagens em alta resolução, foi credenciado para uso da TV Verdes Mares segundo a Arena Castelão. O chefe de esportes da TV Verdes Mares, Paulo César Norões, confirmou que a afiliada contratou o serviço de uma empresa terceirizada que costuma prestar esse tipo de trabalho para a empresa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos