CBF tentou forçar pedido de demissão de Mano após Olimpíada com críticas aos auxiliares

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

  • Moacyr Lopes Junior/Folhapress

    Ex-técnico da seleção acreditava que poderia garantir permanência no cargo com bons resultados

    Ex-técnico da seleção acreditava que poderia garantir permanência no cargo com bons resultados

Após as Olimpíadas de Londres, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) tentou forçar um pedido de demissão de Mano Menezes. O UOL Esporte apurou que José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, presidente e vice da entidade, respectivamente, solicitaram ao técnico que mudasse a sua comissão técnica. Os cartolas já tinham em mente que o melhor seria demitir o treinador no final do ano, mas contavam com um pedido de saída do técnico para evitar uma fritura dos seus assistentes de confiança.

Os alvos dos dirigentes eram o auxiliar técnico Sidnei Lobo, ex-volante do São Paulo e que trabalha com Mano Menezes há quase dez anos, e Rafael Vieira, analista de desempenho tático, que estava com o técnico desde 2005. Os dois eram os únicos que estavam com o técnico desde quando ele ainda comandava a equipe do Corinthians (2007 a 2010) e foram levados à seleção.

A cúpula da CBF avaliava a comissão técnica de Mano como fraca. Como sabiam que os auxiliares eram homens de confiança do treinador, os dirigentes acreditavam que ele poderia se irritar com as críticas e pedir para sair.

Mano Menezes agiu friamente e postergou a mudança na sua comissão. O técnico acreditava que com resultados poderia manter os auxiliares e a si mesmo na função.

No início deste mês, o Blog do Perrone informou que a CBF tinha até diminuído a premiação dos auxiliares do ex-técnico da seleção. Sidnei Lobo e Rafael Vieira tiveram cortes de 75% nos seus bichos por vitórias na seleção. A medida foi a indicação do que estaria por vir. 

Mano Menezes
Mano Menezes

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos