Ronaldo escapa de viagem com secretário da Fifa para disputar torneio de golfe na China

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Zeca Resendes/CBG

    Ronaldo vai disputar torneio com celebridades esportivas como Michael Phelps e Yao Ming

    Ronaldo vai disputar torneio com celebridades esportivas como Michael Phelps e Yao Ming

A visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, a Belo Horizonte foi marcada por uma ausência ilustre. O ex-jogador Ronaldo, que é membro do Comitê Organizador da Copa do Mundo (COL) e já morou na cidade, não participou das inspeções das obras da capital mineira para o Mundial.

Ronaldo, aliás, não acompanhará Valcke em nenhum dos compromissos do francês nesta sua quarta rodada de inspeções a cidades-sede da Copa feita no ano. Enquanto o secretário-geral da Fifa estiver no Brasil, Ronaldo estará na China para a disputa de um torneio de golfe entre celebridades mundiais.

O Mission Hills World Celebrity Pro-Am (ou torneio das celebridades mundiais de Mission Hills, em tradução livre) será realizado em um resort em Haikou, no sul da China, a partir de sexta-feira. Ronaldo já viajou para o local da disputa dos jogos. Por esse motivo, não acompanhou Valcke em Belo Horizonte nem o acompanhará em Porto Alegre, ao contrário do que havia feito nas últimas vezes que o secretário da Fifa veio inspecionar obras da Copa do Mundo no Brasil.

Na China, Ronaldo passará um final de semana envolvido com o torneio de golfe. Além dele, outras celebridades, como o ex-nadador Michael Phelps, o ex-jogador de basquete Yao Ming e os atores Adrien Brody, de "O Pianista", e Ryan Reynolds, de "Lanterna Verde", estão escalados para o campeonato. Completam a lista de participantes alguns jogadores profissionais convidados.

O torneio é organizado pelo próprio resort chinês que dá nome à competição. O campeonato tem como objetivo popularizar o golfe no país, de acordo com o presidente do Mission Hills. "Acreditamos que o World Celebrity Pro-Am vai levar o golfe a um outro nível na China e em toda sua região. Mas o torneio não é só golfe, é entretenimento também", complementou ele, em comunicado publicado na página oficial do campeonato.

A ausência de Ronaldo nas viagens do secretário-geral da Fifa já havia sido informada há meses pelo ex-jogador ao COL. Ronaldo é membro do Conselho de Administração do órgão, mas não recebe nada por isso. Assim, o comitê não exige sua presença em eventos da Copa.

Sem Ronaldo, o COL está sendo representado nas inspeções às cidades-sede por Ricardo Trade, que é diretor executivo de Operações. O ex-jogador Bebeto, que também é conselheiro do COL, estava escalado para a viagem a Belo Horizonte, mas acabou indo a Salvador inspecionar a Fonte Nova. Completa a comitiva que acompanha Valcke no Brasil o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Rebelo, Trade e Valcke estarão nesta quarta-feira em Porto Alegre para ver as obras de preparação para o Mundial na cidade. Lá, eles visitarão o Beira-Rio, segundo estádio mais atrasado da Copa, com cerca de 38% de seu projeto concluído até agora.

Na quinta, todos vêm ao Rio de Janeiro. Aqui, participam de uma reunião para discussão dos rumos da preparação do Brasil para a Copa. No mesmo dia, de acordo com o planejamento do Mission Hills World Celebrity Pro-Am, Ronaldo participa de treinos livres no campo do resort.

Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos