Ministro rouba cena em visita da Fifa ao Mineirão, 'enquadra' prefeito do Rio e 'abraça' palmeirenses

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Gabriel Duarte/UOL Esporte

    Comitiva da Fifa e autoridades, ao lado doTatu-bola, mascote da Copa de 2014, visitam o Mineirão

    Comitiva da Fifa e autoridades, ao lado doTatu-bola, mascote da Copa de 2014, visitam o Mineirão

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, era a principal figurada na primeira visita à capital, nesta terça-feira. Porém, discreto e com poucas palavras, foi "ofuscado" pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que aproveitou para responder às críticas do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, chamando-o de desinformado, "mandar" um abraço para jogadores Palmeiras, além de cometer a "gafe" de não saber o tempo de existência da capital mineira.

"O prefeito do Rio está muito desinformado sobre a Copa do Mundo no Rio de Janeiro e mais desinformado ainda na Copa do Mundo do Brasil. Ele não poderia falar das prefeituras das outras sedes porque ele acaba de sair de uma eleição. Se falou sobre o Rio, falou sem conhecimento de causa. As obras estão em dia", afirmou Aldo Rebelo.

O ministro do Esporte se referiu às críticas de Eduardo Paes, que chegou a afirmar que o Brasil estava desorganizado na Copa do Mundo e perdendo a chance de deixar um legado por causa da Copa do Mundo. Aldo ainda protagonizou uma "gafe", ao não saber o tempo de existência de Belo Horizonte, em seu primeiro discurso.

"Minas Gerais que deixa um legado em seu Barroco. Belo Horizonte, quantos anos mesmo tem aqui?", perguntou Aldo Rebelo ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que rapidamente tentou evitar a gafe, respondendo que a capital mineira já tinha 115 anos.

Quando perguntado sobre atos de violência contra o mascote da Copa do Mundo, o Tatu-bola, em São Paulo e Porto Alegre, o ministro despistou e disse que violência ocorre em todos os lugares, inclusive com o Palmeiras, seu time do coração e ameaçado de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

"Qualquer ato vandalismo deve ser condenado, repudiado, mas assunto prioritariamente da Polícia, não creio que signifique rejeição (Tatu-bola), mas sim vandalismo, violência. Por falar em violência, quero aproveitar para mandar um abraço de apoio aos jogadores e técnicos do meu clube, que está situação difícil, o Palmeiras, para se ter ideia, os jogadores do Palmeiras sofrem ameaça dos próprios torcedores", observou Aldo Rebelo

  • Gabriel Duarte/UOL Esporte

    O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que visitou o Mineirão pela 1ª vez, elogiou o estádio de Belo Horizonte, cujas obras estão 84% concluídas, mas se mostrou preocupado com outras sedes: "Claro que alguns estádios não estão prontos e nós vamos cobrar um trabalho agilizado"

Atraso em obras de estádios preocupa para Copa das Confederações

Jérôme Valcke utilizou seu discurso para afagar politicamente o prefeito da capital, Márcio Lacerda, que recentemente conseguiu sua reeleição. O secretário-geral da Fifa manteve, porém, o pessimismo quanto à entrega de todos os estádios a tempo para a Copa das Confederações, que será realizada no próximo ano em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza.

"Claro que alguns estádios não estão prontos e nós vamos cobrar um trabalho agilizado. Estou pensando por enquanto na Copa das Confederações. Copa do Mundo, por enquanto, está tudo bem. Isso pode ser ainda uma situação enfrentada, mas quando falamos de estádios previstos para abril, maio, é um pouco preocupante. Não podemos organizar eventos-teste tão tarde com essas previsões. Temos que ver estádio prontos, bem instalados", disse Valcke.

Na visita relâmpago ao estádio, que durou cerca de 20 minutos, antes da entrevista coletiva, Jérôme Valcke participou do replantio do gramado do Mineirão e observou obras de instalação da cobertura, das implantações das cadeiras nas arquibancadas, além do acabamento de bares e banheiros.

O secretário-geral elogiou o andamento das obras do Mineirão, que estão em 84% concluídas segundo a Secopa (Secretária Extraordinária para a Copa do Mundo) e deu alfinetada em algumas sedes, que estão bem atrasadas, dizendo que Belo Horizonte deveria ser um exemplo a ser seguido.

Atualizada às 13h21

Obras no Mineirão
Obras no Mineirão

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos