Após 210 dias de reforma, Beira-Rio é elogiado pelo secretário da Fifa Jérôme Valcke

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

  • Wesley Santos/PressDigital

    Secretário-geral Jérôme Valcke ficou satisfeito com a evolução das obras do Beira-Rio e de Porto Alegre

    Secretário-geral Jérôme Valcke ficou satisfeito com a evolução das obras do Beira-Rio e de Porto Alegre

Depois de passar por Minas Gerais e elogiar o trabalho dos mineiros para a Copa do Mundo de 2014, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, realizou na manhã desta quarta-feira uma visita de inspeção ao estádio Beira-Rio e a Porto Alegre. Apesar de ser a segunda obra mais atrasada entre os estádios brasileiros, com aproximadamente 40% da reforma concluída, Valcke aprovou o resultado dos 210 dias de trabalho da Andrade Gutierrez no local e demonstrou confiança que a sede do Rio Grande do Sul estará pronta dentro do prazo.

Obras no Beira-Rio
Obras no Beira-Rio

"Visitamos o estádio essa manhã, antes tive a sorte para ser levado para ver o programa de mobilidade urbana de Porto alegre. A Fifa não tem preocupações com Porto Alegre. A data de entrega é dezembro. O cronograma esta sendo cumprido e não temos receio de que não vai se concretizar. Vamos supervisionar a evolução, temos muitas coisas para fazer, mas não temos nenhuma preocupação", declarou Valcke.

A obra do Beira-Rio passou diversos problemas durante a execução. Desde a mudança da forma de financiamento, que iniciou com recursos próprios e posteriormente passou a ser feito por uma parceria, até a contratação da linha de crédito da Copa do Mundo pela AG. Depois de 210 dias de trabalho da empreiteira, os representantes da Fifa e do governo brasileiro gostaram da evolução do período.

Apesar de ainda estar realizando diversas obras, Porto Alegre também recebeu elogios do secretário-geral e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que acompanhou Valcke nas visitas por Belo Horizonte e na capital gaúcha. O representante da Fifa negou que tenha afirmado que Recife corre o risco de ficar fora da Copa das Confederações e lembrou que a decisão será tomada na primeira semana de novembro pela necessidade de iniciar a comercialização de ingressos. Segundo Jerome Valcke, a escolha será feita a partir dos relatórios técnicos do Comitê Organizador Local.

"Tenho a mais absoluta convicção que Porto Alegre e o Rio Grande do Sul oferecerão ao Brasil e ao mundo um exemplo de organização e de recepção dos turistas e jornalistas que estarão no Estado durante o evento. A tradição do Rio Grande do Sul é de enfrentar e superar desafios muito importantes. Problemas, o Brasil tem, Porto Alegre e o Estado também tem. Porém, reafirmou a confiança que todas as obras de mobilidade urbana estarão prontas dentro do prazo", afirmou o ministro Aldo Rebelo.

Depois de passar por Porto Alegre, o secretário-geral da Fifa irá ao Rio de Janeiro, onde participará de uma reunião do Comitê Organizador Local da Copa (COL). Com a capital do Rio Grande do Sul, o secretário-geral da Fifa já passou por nove das 12 cidades-sede do Mundial em 2014: Fortaleza, Salvador, Recife, Natal, Brasília, Manaus e Cuiabá, Belo Horizonte e Porto Alegre. A lista de todas as cidades deve estar completa até o final do ano. Em novembro, Valcke deve inspecionar obras no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos