Recife falha em 'teste', e amistoso tem bebida alcoólica no estádio e 'nó' no trânsito

Bruno Freitas e Pedro Ivo Almeida*

Do UOL, em Recife (PE)

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Comercialização de latas de cerveja em um bar dentro do Arruda, durante goleada do Brasil sobre a China

    Comercialização de latas de cerveja em um bar dentro do Arruda, durante goleada do Brasil sobre a China

Ameaçada pela Fifa de perder o direito de ser uma das Copa das Confederações, a cidade de Recife usou o amistoso da seleção brasileira na última segunda-feira para realizar um teste que pudesse causar uma boa impressão de organização para as entidades responsáveis  pelas futuras competições internacionais. A tentativa, no entanto, encontrou complicações e deixou algumas dúvidas para a capital pernambucana.

Além do sistema de mobilidade urbana falho, com dificuldades para o torcedor se locomover até o estádio, a organização da partida entre Brasil e China não conseguiu coibir a venda de bebidas alcoólicas no interior do estádio do Arruda.

A reportagem do UOL Esporte flagrou a comercialização de latas de cerveja em um bar dentro do Arruda, além da livre circulação de torcedores com as mesmas nas dependências do estádio do Santa Cruz.

Procurado para comentar o caso, Jorge Burégio, representante da Federação Pernambucana de Futebol, alegou que a venda era feita em um bar isolado, em configuração que não infringia a lei.

TATU-BOLA SERÁ O MASCOTE DE 2014

  • Divulgação

    A Fifa registrou nesta terça-feira a imagem produzida do boneco que será a mascote da Copa do Mundo de 2014. O UOL Esporte teve acesso ao documento com o desenho do tatu-bola estilizado que será o símbolo do Mundial. O registro é feito no instituto de marcas e patentes da Suíça.

"As bebidas são proibidas aqui há alguns anos. Estão sendo vendidas ali naquele bar [apontando para o estabelecimento], mas garanto que não tem ninguém passando para dentro do estádio com isso. É uma área isolada", argumentou.

No entanto, a reportagem registrou a compra das latas de cerveja no estabelecimento e a livre circulação de torcedores com a bebida alcoólica na área interna do estádio em seguida sem qualquer tipo de repressão de seguranças ou guardas presentes ao local.

A Lei Nº 13.748, assinada em 2009 pelo governador Eduardo Campos, veta a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol pernambucanos. Segundo explicou ao UOL Esporte a Secretaria Estadual dos Esportes, o amistoso era de responsabilidade da CBF, assim como será na Copa, e a lei estadual fica suplantada.

Trânsito complicado

A operação de trânsito para a partida do Brasil na noite de segunda também encontrou dificuldades. Ruas nas imediações foram interditadas deste o período da tarde, mas o acúmulo de veículos na região do estádio do Arruda provocou impacto grande em outros trechos da cidade, como no centro. 

Deslocamentos até o Arruda com origem no centro de Recife ou na região da praia de Boa Viagem tomaram mais de uma hora do torcedor que foi acompanhar a vitória da seleção de Mano Menezes.


*Colaborou Carlos Padeiro, em São Paulo 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos