Com dois de Messi, Argentina aproveita lesão de Lugano e vence o Uruguai por 3 a 0
Do UOL, em São Paulo
-
AFP PHOTO / DANIEL GARCIA
Lionel Messi comemora após abrir o placar para a Argentina no clássico contra o Uruguai
A Argentina demorou 65 minutos para conseguir abrir o placar contra o Uruguai. Mas, depois que fez o primeiro, deslanchou. Em Mendoza, na última rodada do primeiro turno das Eliminatórias para a Copa, os hermanos venceram por 3 a 0, com show e dois gols de Lionel Messi. O primeiro deles curiosamente foi marcado um minuto depois que Diego Lugano, capitão e 'xerife' da zaga uruguaia deixou o gramado, com um problema no joelho. Agüero completou o placar.
Com a vitória em casa, a Argentina retomou a liderança da competição, que havia perdido nesta tarde para a Colômbia. Liderados por Messi, a equipe chegou aos 17 pontos, deixando os colombianos na vice-liderança, com 16, mesma pontuação do Equador. Já os uruguaios ocupam a quarta colocação e completam o grupo dos que estariam classificados para a Copa do Mundo de 2014, com 12.
Messi começou o primeiro tempo um pouco sumido em campo. Recebendo poucas bolas, parecia coadjuvante em campo, já que recebia boa marcação. Ele só foi aparecer bem aos 26 minutos, quando carregou a bola, deixou três marcadores para trás e bateu no ângulo de Muslera. A bola, porém, subiu um pouco e bateu na trave.
O lance, porém, empolgou os argentinos, que lotaram o Estádio Mundialista, em Mendonza. E pareceu ter sido o combustível também para o melhor jogador do mundo. A partir dali, Messi apareceu em campo e começou a criar boas jogadas ofensivas. Entre tabelas do camisa 10 com Higuian e jogadas individuais, a Argentina passou a pressionar e teve duas boas chances de abrir o marcador, sem sucesso.
O Uruguai, que havia começado pouco melhor a partida, ficou um bom tempo sem pressionar. Mas na metade final da primeira etapa, os visitantes voltaram a crescer, com boa participação do forte ataque formado por Suárez, Cavani e Forlán. Deste trio saíram as principais jogadas. Aos 37, por exemplo, Forlán, atacante do Internacional, chutou e Luis Suárez tentou um bonito voleio. A bola bateu no zagueiro e ficou fácil para o goleiro Romeiro defender.
Se o primeiro tempo foi marcado por um jogo de muita movimentação e marcação de ambas as equipes, o segundo começou muito mais tenso, digno de um dos maiores clássicos sul-americanos. Aos quatro minutos, os uruguaios ficaram irritados com entrada dura recebida por Diego Forlán. No lance seguinte foi a vez dos argentinos ficarem bravos com Diego Lugano, que dividiu forte com Romero e recebeu cartão amarelo.
Depois dos dois entreveros, as equipes voltaram a focar só na bola. E o jogo fluiu melhor para os donos da casa, principalmente depois que Lugano, principal jogador da defesa uruguaia, sentiu uma lesão e teve de ser substituído. Bastou um minuto para os hermanos abrirem o placar. Messi tocou para Angel Di Maria, que bateu cruzado e encontrou o camisa 10 na entrada da pequena área. De carrinho ele escorou e balançou as redes pela primeira vez, para festa da torcida.
A pressão que começou a submeter a partir de então deu novo resultado nove minutos depois. Messi, mais uma vez, começou a jogada e deu passe brilhante para Di Maria. Ele achou Agüero sozinho, no meio da área. O atacante teve apenas o trabalho de empurrar a bola para o gol e correr para comemorar.
Os uruguaios, em desvantagem, começaram a perder a cabeça e abusar das faltas violentas. Mas, com Messi em campo, isso pode ser fatal. E foi. O craque bateu uma falta na entrada da área com perfeição, por baixo da barreira, e surpreendeu Muslera. Segundo gol do camisa 10, terceiro da Argentina, e vitória sacramentada aos 34 minutos do segundo tempo.
FALCAO GARCIA MANTÉM BOA FASE, FAZ DOIS E DÁ VITÓRIA À COLÔMBIA
-
Dois golaços de Falcao García selaram nesta sexta-feira a vitória por 2 a 0 que colocou a Colômbia na liderança provisória das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014 e aprofundou a crise do Paraguai, que chegou à sua quinta derrota e está longe da zona de classificação.
A equipe colombiana soma 16 pontos em oito partidas e pode terminar a rodada na liderança, caso a Argentina não passe pelo Uruguai no clássico desta sexta-feira.
Já o Paraguai parece destinado a não se classificar para o Mundial: é o lanterna com somente quatro pontos e vê a zona de classificação cada vez mais distante.