Cai-cai de Ronaldo, desmaio na Inglaterra e goleadas de Espanha e Alemanha são destaques nas eliminatórias da Europa

Do UOL, em São Paulo*

  • AFP PHOTO/KIRILL KUDRYAVTSEV e REUTERS/Maxim Shemetov

    Reações de Cristiano Ronaldo durante o jogo entre Portugal e Rússia. Os lusos perderam por 1 a 0

    Reações de Cristiano Ronaldo durante o jogo entre Portugal e Rússia. Os lusos perderam por 1 a 0

Atual campeã do mundo, a Espanha segue firme em sua trilha para tentar o bicampeonato na Copa de 2014, no Brasil. Nesta sexta-feira, a "Fúria" goleou Belarus por 4 a 0, com três gols do atacante Pedro, do Barcelona, e continuou na liderança do grupo I, com seis pontos (a França também tem seis, mas saldo de gols pior).

Jogando bem e dominando completamente o adversário, os ibéricos "mataram" o jogo já no primeiro tempo, com dois gols em 20 minutos. O primeiro saiu dos pés do lateral Jordi Alba, também do Barça, com direito a assistência de Pedro. O goleador do time catalão ampliou pouco depois, deixando o adversário sem reação.

No segundo tempo, mesmo sem forçar muito, a Espanha seguiu jogando fácil, sem correr riscos. Aproveitando passes dos colegas de Barça Xavi e Fábregas, Pedro deixou mais dois e fechou o caixão de Belarus, que é lanterna do grupo I e ainda não somou pontos nas eliminatórias.

Pela mesma chave, Finlândia e Geórgia empataram por 1 a 1.

Cristiano Ronaldo tenta, mas não impede derrota de Portugal para a Rússia

Cristiano Ronaldo bem que tentou, mas não conseguiu impedir que a seleção de Portugal perdesse por 1 a 0 para a Rússia fora de casa. Com o craque sob os holofotes, a seleção lusitana pressionou e tentou o empate o jogo inteiro, mas parou na boa atuação do goleiro rival e agora passa a se preocupar no torneio.

ALEMANHA E HOLANDA VENCEM E SE MANTÉM 100% NAS ELIMINATÓRIAS

Holanda e Alemanha confirmaram o favoritismo e venceram suas partidas pela terceira rodada das eliminatórias da Copa 2014. Os holandeses fizeram 3 a 0 na equipe de Andorra, em Roterdã, e assumiram a liderança do grupo D, ultrapassando a Romênia, que também está 100%, após vencer a Turquia por 1 a 0 nesta sexta, no saldo de gols. Schaken, Huntelaar e Van der Vaart marcaram na vitória dos holandeses. Na próxima terça-feira, Romênia e Holanda se enfrentarão.
Mesmo jogando em Dublin, a Alemanha goleou a Irlanda por 6 a 1, com dois gols de Reus, mais dois de Kroos, um de Özil e um de Klose. Keogh fez o gol de honra dos anfitriões, já nos acréscimos. Com o resultado, os alemães chegaram aos nove pontos e mantiveram a primeira colocação no grupo C das eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A Suécia vem logo atrás, com seis.

A Rússia é a grande rival de Portugal no grupo F das eliminatórias Europeias, que ainda tem Luxemburgo, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Israel. Só o primeiro colocado avança direto à Copa do Mundo. O vice é obrigado a passar por uma repescagem que pode reservar surpresas a um dos dois times.

Por isso, o jogo desta sexta era fundamental para Portugal. Só que a Rússia mostrou sua força logo aos 6 minutos de jogo, com Kerzhakov. A vantagem para os donos da casa jogou a responsabilidade nas costas de Portugal e, consequentemente, de Cristiano Ronaldo.

Com toda a atenção das câmeras de TV e dos fotógrafos, ele roubou a cena. O capitão português gesticulou, reclamou, lamentou, sofreu com a marcação rival e quase fez o dele aos 13 minutos do segundo tempo, com um desvio após um cruzamento que passou muito perto do gol russo. Só que o esforço foi em vão. No fim, apesar da pressão, Portugal não conseguiu o empate, e agora terá de conviver com a pressão da imprensa sobre a seleção, que não vem agradando aos críticos. 

Itália e República Tcheca sofrem para vencer adversários fracos

Apesar de placares aparentemente folgados de 3 a 1, tanto a Itália como a República Tcheca sofreram para passar por adversários bem mais fracos nesta sexta-feira, pelo grupo B das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Na Armênia, os italianos saíram na frente com um gol de pênalti de Pirlo (em jogada muito contestada pelos anfitriões), mas os donos da casa empataram aos 27 da primeira etapa. De Rossi colocou os visitantes em vantagem aos 20 minutos da etapa final e Pablo Osvaldo, italiano de origem argentina, aproveitou assistência de De Rossi para fechar o placar. Em Plzen, a vitória da República Tcheca sobre a frágil Malta só foi selada na segunda etapa, com gols de Pekhart e Rezek, já que o primeiro tempo terminou empatado com um gol para cada lado. Cech, o goleirão do Chelsea, ainda chegou a defender um pênalti. Com a vitória, a Itália lidera o grupo com 7 pontos. Os tchecos e a Bulgária dividem o segundo posto com 4 pontos, a Armênia tem 3, a Dinamarca 1 e Malta zero.

Após o jogo, o técnico da Rússia, Fabio Capello disse que  viu "a mesma equipe dos treinamentos durante a semana. Meus jogadores tiveram um enorme espírito de luta e se empenharam para vencer". "Estou muito feliz com a atuação e quero agradecer aos torcedores por seu apoio", completou.

Já o técnico português, Paulo Bento, elogiou a postura de seus jogadores, mas não o resultado: "Não se pode dizer que jogamos mal. No geral, foi uma partida boa. Reagimos bem ao gol que concedemos e seguimos o plano que estabelecemos para o jogo." "A Rússia jogou uma grande partida, mas acho que o resultado foi injusto", finalizou.

Vitória da Inglaterra tem desmaio em campo

A Inglaterra recebeu a fraca seleção de San Marino no estádio de Wembley e goleou por 5 a 0, com muita tranquilidade. O English Team, porém, sofreu um susto quando o atacante Walcott trombou feio com o goleiro adversário e desmaiou em campo. Ele foi rapidamente atendido, mas não conseguiu voltar para o duelo, sendo substituído logo aos 10 minutos do primeiro tempo por Lennon.

SUSTO EM WEMBLEY

  • Walcott é atendido após desmaiar

Sem se abalar com o acidente de Walcott, os ingleses partiram para cima do adversário semi-amador, que atuou com cinco zagueiros, e logo foram colocando bolas na rede. No total, foram dois gols de Rooney (um deles de pênalti), mais dois de Welbeck e um do jovem Oxlade-Chamberlain. O resultado coloca a seleção britânica na liderança do grupo H, com sete pontos, contra quatro de Montenegro e Polônia - ambas têm um jogo a menos, porém.

O placar ainda dá moral para a equipe comandada por Roy Hodgson antes do duelo contra a Polônia, na próxima terça, em Varsóvia. Os ingleses precisam pelo menos segurar um empate para não serem igualados na tabela.

Pela mesma chave, Moldávia e Ucrânia fizeram jogo péssimo e ficaram no 0 a 0. 

*Atualizada às 17h55

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos