"Os horários não foram planejados para que o Brasil ganhe a Copa", diz Valcke

Da EFE

Em Zurique (SUI)

  • AFP PHOTO/Evaristo SA

    Dirigente da Fifa em visita ao estádio de Brasília

    Dirigente da Fifa em visita ao estádio de Brasília

O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, negou nesta sexta-feira que os horários dos jogos da Copa de 2014 irão beneficiar o Brasil no torneio. Durante uma coletiva de imprensa, o dirigente foi questionado por jornalistas europeus sobre as altas temperaturas previstas para alguns jogos que serão disputados à tarde em cidades como Natal, Salvador, Manaus, Recife e Fortaleza.

O Brasil jogará sua primeira partida no dia 12 de junho de 2014 em São Paulo, às 17h. Depois, ainda na primeira fase,  a seleção disputará uma partida em Fortaleza e outra em Brasília. Os jogos da primeira fase da Copa do Mundo acontecerão às 13h, 17h, 18h, 19h e às 21h.

A Fifa informou que os horários foram acertados levando em conta vários critérios. Entre eles, segundo a entidade, uma distribuição equitativa entre as diversas equipes para que haja períodos de descanso iguais, o calor que faz nessa época nas cidades-sedes e os contratos de transmissão com as redes de televisão.

"Estudamos com o nosso departamento médico, com o Comitê Organizador Local e com especialistas em futebol e eles confirmaram que os jogadores podem atuar sem problemas nos horários acertados dos jogos", afirmou Valcke.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que a história do futebol demonstra que os grandes jogadores podem atuar em todos os tipos de condições. "Nos Mundiais de 1970 e de 1986 se jogou às 12h e numa altitude de 2 mil e 400 metros e não houve nenhum problema", disse o cartola.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos