Alagoanos ganham apoio de ministro conterrâneo para divulgar mandioca na Copa de 2014

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Fernando Donasci/UOL

    Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, quer mandioca em restaurantes durante Mundial de 2014

    Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, quer mandioca em restaurantes durante Mundial de 2014

A Copa do Mundo é vista pelo governo e alguns empresários como uma oportunidade de divulgar o Brasil mundo afora. Para eles, os pontos turísticos, as cidades e a cultura brasileira em geral passarão a ser mais conhecidos no exterior depois que o país sediar Mundial de 2014, e isso tende a potencializar os negócios envolvendo produtos nacionais.

Agricultores de Alagoas não pensam diferente. Justamente por isso, estão organizando uma campanha nacional para divulgar durante a Copa de 2014 um dos produtos mais tradicionais da agricultura brasileira: a mandioca, ou macaxeira e aipim.

Obras da Copa
Obras da Copa

Na semana passada, representantes dos produtores de mandioca de Alagoas estiveram reunidos com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para discutir a campanha. Alagoano nascido em Viçosa, interior do estado, Rebelo é o principal responsável pela organização da Copa dentro do governo federal. Após o encontro com agricultores, Rebelo declarou apoio à causa.

 "O preconceito e a má informação fizeram com que a cadeia produtiva da mandioca fosse quebrada", disse Rebelo, depois de reunião em seu gabinete, em Brasília. "Podemos gerar um novo mercado com esse alimento rico em carboidratos."

A opinião de Rebelo é a mesma dos agricultores e até de pesquisadores que o procuraram na semana passada. Para eles, a mandioca é um produto genuinamente nacional e pouco conhecido fora do Brasil. Com a Copa do Mundo, isso pode mudar e muitos seriam beneficiados. 

"Há muitas famílias que vivem do cultivo da mandioca no país", afirmou a superintendente da Organização das Cooperativas de Alagoas, Marcia Túlio, que esteve com o ministro. "O uso da mandioca pode ser melhor trabalhado e vários produtores ganhariam."

Segundo ela, a ideia dos agricultores é criar quiosques para divulgação da madioca em cidades-sede da Copa. Em cada um desses pontos, produtos feitos à base da raíz seriam expostos ao público. "É muita coisa", complementou Márcia. "Além da comida, a mandioca pode ser usada na fabricação de copos e pratos descartáveis. Isso precisa ser divulgado."

Marcia disse também que a ideia do ministro Rebelo é conversar com chefes de cozinha do país para que pratos de mandioca entrem em cardápios de restaurantes durante a Copa. Assim, parte do preconceito contra o produto existente hoje poderia acabar.

"Aqui no Brasil, a mandioca está associada há uma série de coisas. Algumas delas, são ruins", complementou Eloisio Barbosa Junior, da Sociedade Brasileira da Mandioca. "A Copa do Mundo pode mudar isso. O ministro Rebelo sabe."

 

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos