Sem estacionamento suficiente, Itaquerão busca vagas em shopping e terrenos da vizinhança

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

  • DIVULGAÇÃO/ODEBRECHT

    Imagem mostra obras do Itaquerão em ritmo acelerado e parte de setor já pronto

    Imagem mostra obras do Itaquerão em ritmo acelerado e parte de setor já pronto

A Prefeitura de São Paulo busca estacionamentos na região de Itaquera para atender às exigências da Fifa (Federação Internacional de Futebol) quanto ao número de vagas para a abertura da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no futuro estádio do Corinthians. O estacionamento do Itaquerão terá espaço para 3 mil veículos. A organização do Mundial calcula que para o primeiro jogo da Copa serão necessárias pelos menos mais 1,9 mil vagas.

Segundo o secretário de Articulação de São Paulo para a Copa, Gilmar Tadeu, a Prefeitura tem tratativas avançadas com dois locais para conseguir suprir a demanda. Até agora, entretanto, não foi confirmado nenhum acerto. Pelo acordo da Fifa com o país organizador, é obrigação das cidades-sedes resolver pendências de logística, como vagas de estacionamento, para os jogos do torneio.

"Usaremos 600 vagas do Shopping Itaquera, que fica a menos de um quilômetro do estádio, e 1,3  mil no terreno de uma pedreira desativada, que fica ao lado do estádio", afirmou o Tadeu.

Arena corintiana chega a 50% das obras
Veja Álbum de fotos

NÚMEROS DO ITAQUERÃO

  • 68 mil

    Capacidade do estádio para os jogos da Copa do Mundo

     

  • 3 mil

    Vagas de estacionamento na arena

     

  • 1,9 mil

    Vagas que faltam para o jogo de abertura do Mundial

     

O superintende do Shopping Itaquera, Bruno Câmara, confirma que foi procurado pela prefeitura para que o estabelecimento empreste vagas para a Fifa no dia da abertura da Copa do Mundo.

"Estamos estudando como vai funcionar. Mas temos que ver ainda porque o shopping vai estar funcionando", afirma Câmara. "Mas acho que vamos fechar com eles, sim", completa.

Para clientes, o shopping cobra R$ 5 por vaga no estacionamento. A prefeitura diz que não pagará para usar o espaço. "Isso não foi acertado ainda", diz o superintendente do estabelecimento.

O UOL Esporte tentou entrar em contato com o proprietário do terreno da antiga pedreira próximo ao estádio, em Itaquera. Um funcionário confirmou que representantes da prefeitura e da Fifa foram ao local, mas nada foi acertado. O terreno de 200 mil metros quadrados já teve uma pedreira, desativada há 13 anos. Há um projeto em estudo para construir um condomínio de residências no local.

As vagas que ainda faltam são para os veículos oficiais - que levam autoridades para o jogo de abertura -, para ônibus das delegações e de torcedores. Segundo o Comitê Organizador Local, a abertura da Copa é o jogo com a maior demanda de estrutura de estacionamentos e espaço, inclusive para caminhões de equipes de televisão responsáveis pela transmissão de imagens.

O Comitê Organizador Local da Copa estima que 80% dos torcedores presentes aos jogos no estádio do Corinthians durante a Copa do Mundo utilizarão transporte público. "Isso inclui metrô, ônibus além das vans que estarão disponíveis", informa Gilmar Tadeu. 

 

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos