Zico lamenta guerra no Iraque e dificuldades com seleção: 'Não temos casa'

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / JIJI PRESS

    Zico participa de entrevista coletiva nas eliminatórias asiáticas da Copa do Mundo de 2014

    Zico participa de entrevista coletiva nas eliminatórias asiáticas da Copa do Mundo de 2014

O ex-jogador Zico marcou uma geração na seleção japonesa como técnico, na última década, e nesta terça-feira enfrentou seus ex-pupilos. Atualmente na seleção do Iraque, o treinador lamentou as dificuldades que tem no país para contar com público incentivando a equipe, mas acredita em classificação para a Copa do Mundo no Brasil.

"A gente sabia das dificuldades de enfrentar o Japão, são 60 mil pessoas empurrando. O jogador dá algo mais no momento de dificuldade", disse Zico após derrota dos iraquianos por 1 a 0, em entrevista por telefone ao programa Redação SporTV. Para ele, essa é exatamente a maior dificuldade do Iraque nas eliminatórias asiáticas, já que a seleção está mandando seus jogos em Doha, no Qatar.

"A gente não joga em casa. O problema maior é que, apesar de o nosso time ter técnica, a gente joga com 30 pessoas vendo o jogo. Para os treinamentos é legal, oferecem tudo, os campos são bons. Mas, nos jogos, vão 70, 80 pessoas. A gente tem que fazer das tripas coração para correr atrás", explica.

Zico ainda diz que os jogadores têm problemas até mesmo com o visto para viajarem, mas acredita em uma vaga na Copa-2014. "A resposta hoje foi boa. Saí de campo com a certeza de que a gente está preparando um time para o futuro do Iraque. Acho que a gente vai brigar com Austrália, Omã e Jordânia, o grupo está muito equilibrado. Acredito que, com 12 a 15 pontos, a gente deve conseguir a classificação", calcula.

O Iraque soma dois pontos em três jogos no grupo B e está na segunda colocação, antes do jogo entre Austrália e Jordânia, ainda nesta terça. O Japão é a única equipe que já venceu no grupo e soma 10 pontos em quatro jogos. Duas seleções garantem vaga diretamente e o terceiro colocado vai para a repescagem contra o terceiro colocado do grupo A.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos