Valcke diz que Recife precisa ser monitorada e pode ficar fora da Copa das Confederações
Vinicius Konchinski*
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
Getty Images
Jérôme Valcke disse que estádio de Recife é única preocupação da Fifa no Brasil
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou nesta quinta-feira que o andamento da construção da Arena Pernambuco precisa ser monitorado. Segundo ele, o uso do estádio de Recife durante a Copa das Confederações ainda é uma dúvida. Só será definido até o final de outubro.
"Nós temos que monitorar Recife para a Copa das Confederações", disse Valcke, em entrevista coletiva após uma reunião com organizadores da Copa, no Rio de Janeiro. "Esse estádio será monitorado e a decisão final será tomada no final de outubro."
Recife, a princípio, é uma das seis sedes da Copa das Confederações, assim como Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Entretanto, atrasos na obra do estádio da capital pernambucana ainda podem comprometer o planejamento da Fifa e fazer a cidade perder os jogos do torneio.
"Vamos iniciar a venda de ingressos neste ano e precisamos ter certeza que o estádio estará pronto", afirmou Valcke. "Existem prazos que precisam ser cumpridos."
O presidente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL), José Maria Marin, que também preside a CBF, disse que Recife conhece os prazos e que todos eles serão cumpridos. "Estamos falando com o governador Eduardo Campos. Não tenho dúvida que eles cumprirão os prazos estabelecidos. No momento certo, todas as obras estarão prontas", disse Marin.
Apesar da cobrança a respeito de Recife, Valcke ressaltou que a cidade é a única preocupação da Fifa com relação à preparação do Brasil para a Copa do Mundo e a Copa das Confederações. Ele afirmou que os projetos brasileiros para o Mundial estão andando. Nenhum estádio, por exemplo, está em uma situação crítica para a Copa de 2014. "Não há um único estádio marcado em vermelho. Nenhum estádio está na zona crítica", afirmou.
O secretário da Fifa ainda disse que a integração de Fifa, COL e governo federal já está dando resultados. Dois grupos de trabalho foram formados com integrantes dos órgãos envolvidos na organização da Copa para estruturar os planos de acomodação e transporte do torneio.
O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernades, também ressaltou a integração entre os organizadores da Copa e confirmou o bom andamento das obras. Fernandes garantiu que todas as "essenciais" ficarão prontas. Entretanto, confirmou que nem todas aquelas incluídas na Matriz de Responsabilidades da Copa têm o status de obra essencial.
"A Matriz de Responsabilidade tem uma dupla dimensão. Ela abarca as obras de infraestrutura essenciais e também obras que usam a Copa do Mundo como oportunidade para crescimento do país", explicou ele a jornalistas.
Segundo Fernandes, é possível que essas obras complementares, apesar de estarem na Matriz, não sejam concluídas até a Copa. Ele disse que, em outubro, o governo fará uma revisão do documento. Nessa revisão, existe a possibilidade de obras previstas nele serem retiradas da lista de preparativos para a Copa do Mundo.
A entrevista coletiva marcou o final de sua terceira visita de inspeções a obras da Copa do Mundo de 2014 realizada por Valcke neste ano. Na terça-feira, secretário-geral da Fifa passou por Manaus. Na quarta-feira, inspecionou a preparação de Cuiabá.
Ambas as cidades foram elogiadas pelo representante da Fifa. Ele disse que os dois estádios estão com seu cronograma de construção adequado. Também demonstrou confiança na conclusão das obras de mobilidade das duas capitais até o início da Copa.
Em junho, Valcke já havia passado passou por Recife, Natal e Brasília. Em janeiro, visitou Fortaleza e Salvador. Nas viagens, esteve acompanhado de membros do Comitê Organizador Local da Copa (COL) e do Ministério do Esporte.
Até o final do ano, Valcke completar uma rodada de inspeções por todas as 12 cidades-sede da Copa. Ainda devem ser visitadas cinco capitais da região Sul e Sudeste: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
*Atualizada às 21h40