Valcke se diz impressionado com Cuiabá e elogia projeto da cidade para Copa do Mundo

Vinicius Konchinski

Do UOL, em Cuiabá

  • REUTERS/Ueslei Marcelino

    Jérôme Valcke posa para foto durante visita ao estádio de Brasília, em sua viagem anterior

    Jérôme Valcke posa para foto durante visita ao estádio de Brasília, em sua viagem anterior

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou nesta quarta-feira que está impressionado com o projeto de Cuiabá para a Copa do Mundo. Para ele, a capital mato-grossense, que receberá quatro jogos do Mundial de 2014, está aproveitando muito bem o torneio para se transformar.

"É realmente impressionante o projeto que eles têm para a Copa", afirmou Valcke, após inspecionar obras em Cuiabá. "É incrível a quantidade de projetos que eles têm para o Mundial. Copa é isso: é uma oportunidade de mudar a cara de uma cidade."

O secretário-geral da Fifa elogiou o andamento da Arena Pantanal, que tem 47% de suas obras concluídas. Afirmou que o estádio está sendo feito conforme o cronograma estabelecido pela Fifa. "Está tudo bem encaminhado. Não estou preocupado."

Valcke disse também que confia na conclusão de todas as obras de mobilidade previstas para Cuiabá. Entretanto, não fez qualquer menção aos problemas relacionados às obras do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) da cidade.

A obra do VLT foi contratada depois de uma licitação que está sob investigação por suspeitas de irregularidades. Promotores e procuradores de Mato Grosso chegaram a pedir a anulação do contrato para a construção da linha do trem urbano.

Valcke não falou sobre esse assunto. Ele só elogiou o projeto de Cuiabá e parabenizou o governo e a prefeitura pelo trabalho que eles têm feito na cidade. "Cuiabá terá tudo para impressionar o mundo."

O secretário-geral da Fifa chegou ao Brasil na terça-feira. Em seu primeiro dia no país, visitou Manaus. Esteve acompanhado do ex-jogador Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local da Copa (COL) e do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, que também vieram a Cuiabá.

Em Manaus, Valcke elogiou a obra da Arena Amazônia e disse confiar na conclusão das obras de mobilidade da cidade até a Copa do Mundo. A capital do Amazonas deve ganhar um monotrilho e um corredor para tráfego de ônibus até o Mundial. As obras, no entanto, não começaram.

Na terça-feira de noite, Valcke e a comitiva do COL seguiu para Cuiabá. Nesta manhã, eles entregaram de prêmios a crianças do Estado de Mato Grosso que participaram do projeto Pintando a Copa, que estimulou estudantes a fazer desenhos temáticos sobre o Mundial.

Ao todo, 18 crianças foram premiadas por Valcke e Ronaldo. Cada um delas ganhou um par de ingressos para assistir a um jogo da Copa que será realizado em Cuiabá.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos