Mano mostra tensão e só abre o sorriso ao falar de Ronaldinho em coletiva da seleção

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AP Photo/Felipe Dana

    O técnico Mano Menezes demonstrou tensão durante quase toda a convocação da seleção brasileira

    O técnico Mano Menezes demonstrou tensão durante quase toda a convocação da seleção brasileira

Frustração após o fracasso nas Olimpíadas, pressão por bons resultados imediatos e duras críticas de Romário. Com estes e outros temas para responder, Mano Menezes chegou para a entrevista coletiva desta quinta-feira. O técnico da seleção brasileira não escondeu o semblante tenso. Durante 40 minutos, abriu o sorriso apenas quando Ronaldinho Gaúcho, meia do Atlético-MG, foi citado por um jornalista.

Após o anúncio dos convocados para os amistosos contra África do Sul e China, dias 7 e 10 de setembro, no Morumbi, estádio do São Paulo, e no Arruda, casa do Santa Cruz, o treinador brasileiro começou a responder os questionamentos. Mano Menezes escolhia cuidadosamente as palavras e optou por não estender determinados assuntos, como as críticas feitas pelo ex-atacante Romário.

O gelo só foi quebrado quando um jornalista perguntou sobre a possibilidade de medalhões voltarem ao time até a Copa do Mundo de 2014, casos de Kaká, Robinho e Ronaldinho Gaúcho. O último foi colocado pelo profissional de imprensa como um dos destaques do Campeonato Brasileiro. Mano sorriu e deixou claro que não faz parte dos planos contar com o camisa 49 do Atlético-MG em um fututo próximo.

“Também acho (risos). Está fazendo um belo campeonato, não é? Muitas vezes dizem que os grandes jogadores têm a capacidade de surpreender, mas não podemos andar em volta e não vou fazer isso. Não fecho as portas, penso que a seleção tem de estar o mais forte possível. É preciso ficar atento aos detalhes. Vamos saber separar bem uma coisa da outra. É importante que os jogadores que retornaram agora passem maturidade ao time”, afirmou.

Depois do momento de descontração, Mano Menezes voltou a falar sobre pressões no trabalho e questões delicadas. A demissão antes do Mundial no Brasil também foi tema. O treinador reafirmou que se sente estável no delicado posto.

“Nunca me preocupei com isso. Desde o primeiro dia vocês (imprensa) me perguntaram sobre o assunto. Não é uma questão que me preocupa, só quero fazer o melhor e continuar vencendo. A última derrota com a seleção completa foi para a Alemanha (3 a 2), quase um ano atrás. Estamos fazendo o que precisa e definindo uma seleção com um grupo bastante direcionado. É difícil construir, mas o caminho é esse e as coisas precisam ser definidas dentro de uma linha”, encerrou.

VEJA A LISTA DOS CONVOCADOS

Goleiros

Cássio (Corinthians)
Diego Alves (Valencia)
Jefferson (Botafogo)

 

Laterais

Daniel Alves (Barcelona)
Adriano (Barcelona)
Marcelo (Real Madrid)
Alex Sandro (Porto)
Zagueiros

Thiago Silva (PSG)
David Luiz (Chelsea)
Rever (Atlético-MG)
Dedé (Vasco)

 

Volantes

Arouca (Santos)
Sandro (Tottenham)
Paulinho (Corinthians)
Ramires (Chelsea)
Rômulo (Spartak Moscow)
 
Meias

Oscar (Chelsea)
Lucas (São Paulo)
Atacantes

Jonas (Valencia)
Neymar (Santos)
Leandro Damião (Internacional)
Hulk (Porto)

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos