Justiça decide interditar Beira-Rio por problemas em obras; Inter pode recorrer

Do UOL, em Porto Alegre

  • Carmelito Bifano/UOL Esportes

    Estádio está proibido de receber jogos, ou eventos, que necessitem do uso das arquibancadas

    Estádio está proibido de receber jogos, ou eventos, que necessitem do uso das arquibancadas

A 16ª Vara Cível de Porto Alegre decidiu, nesta sexta-feira, acatar o pedido do Ministério Público e determinar a interdição do estádio Beira-Rio. A posição foi tomada pelo juiz João Ricardo dos Santos Costa, que realizou inspeção judicial no local na quarta-feira. Além de fechar o local para jogos, ou qualquer outro evento que necessite das arquibancadas, a Justiça ainda estipulou multa de R$ 1 milhão em caso de descumprimento. A decisão, porém, deixa a possibilidade do Internacional atuar em seu estádio com portões fechados. O clube ainda pode recorrer.

Os argumentos mais fortes para fechar o estádio são as condições de rede elétrica e estrutura de concreto. Um laudo assinado pela Consultoria Suarez Saldanha, anexado no processo, apontou estado crítico das instalações elétricas do Beira-Rio. E também definiu como risco regular a estrutura de concreto, que apresenta corrosão e infiltração em alguns pontos.

"Entendo como inevitável a interdição do Estádio Beira Rio, tão somente para jogos, pelo fato de que as obras que ali se desenvolvem são absolutamente incompatíveis com a realização de eventos esportivos com frequência de milhares de pessoas, o mínimo da segurança está longe de ser satisfatório", diz o magistrado Santos Costa em um trecho de sua decisão divulgada na noite desta sexta.

Inaugurado em 1969, o estádio Beira-Rio receberá cinco partidas da Copa do Mundo de 2014. Sua reforma está orçada em R$ 330 milhões de reais. E tem um prazo de conclusão de 22 meses. No estágio atual, mais de 50% do anel inferior já foi demolido para construção da nova arquibancada. A estrutura deixará o torcedor mais perto do gramado.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos