Governo adia em um ano planejamento da Copa de 2014 e leva "bronca" do Tribunal de Contas

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Divulgação/Atlético-PR

    Obra da Arena da Baixada é uma das que começaram depois do previsto pelo governo

    Obra da Arena da Baixada é uma das que começaram depois do previsto pelo governo

Representantes do governo federal costumam dizer que a preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 está adequada ao cronograma estabelecido. Entretanto, se levarmos em consideração o primeiro planejamento para o Mundial, os preparativos para o torneio estão um ano atrasados.

O fato do governo poder dizer que tudo segue sob controle se dá justamente porque ele alterou o seu próprio plano de preparação para a Copa. 

CICLOS DE PLANEJAMENTO

  • Reprodução

    Imagem mostra a primeira versão do planejamento do governo para a Copa do Mundo de 2014. Baseado nele, preparação do Brasil está atrasada

Desde o início da preparação, o planejamento foi divido em três ciclos. O primeiro é relacionado a projetos de infraestrutura (aeroportos, estádios, etc); o segundo, a projetos de suporte e serviços (segurança e estrutura turística, por exemplo); e o terceiro, a ações específicas (planejamento de malha aérea, fornecimento de energia e outros).

Inicialmente, o primeiro ciclo deveria ocorrer nos anos de 2009 e 2010. Já o segundo ciclo iria de 2010 a 2011 e o terceiro, de 2011 a 2013. Se tudo fosse seguido conforme esse cronograma, o Brasil estaria pronto para sediar o Mundial de 2014 seis meses antes do seu início.

Acontece que o governo mudou o período de duração desses ciclos. O ano de encerramento do segundo deles --pelo qual a preparação passa hoje --passou de 2011 para 2012. Já o terceiro ciclo, que já deveria ter começado no ano passado, só começará neste ano. 

O Tribunal de Contas de União (TCU) descobriu a alteração no planejamento para o Mundial e incluiu o tema em um processo analisado pelo órgão. A mudança foi, inclusive, destacada em um relatório do tribunal sobre a administração do governo federal durante o ano passado.

"O TCU observou um considerável atraso em relação ao planejamento traçado", informa o documento. "O TCU já alertou o Ministério do Esporte quanto ao atraso na elaboração de cada um dos ciclos estratégicos, o que pode comprometer a viabilização de ações essenciais ao início e bom andamento dos jogos."

Para o Ministério do Esporte, porém, não há motivo para preocupação. Em resposta ao UOL, o órgão informou que tem cumprido todas as determinações do TCU. Disse também que os projetos do segundo e terceiro ciclos de planejamento da Copa estão avançados.

Por isso, "não haverá nenhum tipo de comprometimento no cronograma de preparação para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo", segundo o ministério.

Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos