Local:
Mané Garrincha
Data:
15/06/2013 - 16:00
AO VIVO:
Placar UOL
TV:
Globo, Sportv e Band
Brasil x Japão
 

Após três anos de testes, geração Neymar tenta provar seu valor

Do UOL, em Brasília*
  • Flavio Florido/UOL

    Neymar aponta durante treino da seleção; novo reforço do Barça é a estrela da geração

    Neymar aponta durante treino da seleção; novo reforço do Barça é a estrela da geração

Há pouco menos de três anos, o Brasil caiu diante da Holanda na Copa do Mundo da África do Sul e iniciou um processo de reformulação que entregava a seleção nas mãos de jovens como Neymar. Desde então, eles foram observados, falharam nas competições que disputaram e não conquistaram a confiança do público. Neste domingo, o período de testes vai acabar. Diante do Japão, o grupo de atletas começará sua primeira grande competição com a missão de, finalmente, provarem do que são capazes.

Além de Japão, o Brasil enfrentará México e Itália na primeira fase. Nas semifinais, se passar, poderá cruzar com Espanha ou Uruguai. Desde que assumiram seus atuais postos na seleção, Neymar e companhia nunca tiveram uma sequência de desafios tão complicados.

“É a primeira grande competição, uma grande oportunidade. Temos que saber a responsabilidade que temos e desfrutar do momento, pois não são todos que tem essa oportunidade”, disse David Luiz sobre a “primeira vez”.

Neymar
Neymar

Neymar teve sua primeira chance na seleção em agosto de 2010, na estreia do técnico Mano Menezes, na vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos. O jogo é emblemático. Do time que começou aquela partida, sobraram a dupla de zagueiros, o lateral Daniel Alves e o esquema com dois pontas, mantido até hoje por Felipão.

Foram acrescidos ao time nomes como Marcelo, Paulinho, Hernanes, Luiz Gustavo, Lucas, Oscar e Hulk. Todos esses nunca estiveram em um evento de primeiro nível da Fifa na condição de titulares. O mais perto que chegaram disso foi a Copa América de 2011, de triste lembrança para parte desse grupo.

O Brasil que caiu nos pênaltis contra o Paraguai, no entanto, ainda tinha Júlio César e Lúcio como “escudos”. Não deu certo, o zagueiro e capitão trocou farpas com os mais jovens no meio do torneio e deixou de ser convocado. O goleiro só voltaria mais tarde, com Felipão, depois de vários testes sem sucesso.

A aposta era mesmo na geração de Neymar, o que não aliviou os jogadores das cobranças. Não raras vezes as estrelas da atual seleção tiveram de responder sobre seu desempenho em momentos decisivos. A derrota nas Olimpíadas de Londres na final, diante do México, só engrossou o caldo de desconfiança sobre os jogadores.

Mano não resistiu, Felipão assumiu e a hora dos experientes parecia chegar. Ronaldinho Gaúcho e Kaká foram chamados, mas o treinador preferiu apostar nos garotos. A atual seleção tem média de idade de pouco mais de 26 anos. Apenas Nigéria e Taiti têm grupos mais novos. Itália e Uruguai, por exemplo, tem médias de idade de 27,5 anos e 28,13, respectivamente.

Outro dado chama atenção na seleção brasileira. O time só é mais experiente em competições Fifa que o Taiti. Apenas três jogadores chamados por Felipão - Thiago Silva, Júlio César e Daniel Alves - disputaram a última Copa do Mundo. A equipe mais jovem do torneio, a Nigéria, com média de idade de pouco mais de 23 anos, tem quatro convocados no time atual que estiveram no último Mundial.

Já a Espanha está no Brasil com 17 dos 23 atletas que levaram o título da Copa do Mundo de 2010. O Uruguai é o mais velho e experiente, com 18 jogadores que disputaram o Mundial. Tem quem não goste, no entanto, desse estigma de inexperiência no grupo.

“É jovem, mas a maioria dos jovens vem disputando campeonatos importantes e jogando decisões. Isso aconteceu comigo, esse negócio de ser jovem não tem nada a ver. O negócio é treinar e ir melhorando. Uma estreia de Confederações é importante”, disse Oscar.

Felipão, por sua vez, adota um discurso mais ameno. “Até por isso é importante que o torcedor esteja conosco, que saiba que a equipe passou por dificuldades. Hoje temos apenas 3 remanescentes da Copa, outras seleções tem 8, 12, 18. Não vai ser fácil para a gente, mas também não vai ser tão difícil”, disse o técnico, que sempre que pode ressalta sua confiança em Neymar.

Para ajudar o camisa 10 a retribuir tamanho apoio, Felipão deve manter o time titular dos últimos jogos, com Luiz Gustavo e Paulinho no meio-campo e Hulk no ataque, ao lado de Neymar e Fred. O meio-campista do Bayern de Munique entregou o aval ofensivo de Scolari para Paulinho.

O fantasma das lesões, que assombrou Thiago Silva e Fred, a princípio não parece mais ameçar a dupla, que disse estar 100% para a estreia. A questão da premiação também já foi definida, como adiantou o capitão da equipe nesta sexta. O problema, ao que tudo indica, pode ser o time que estará do outro lado do campo. Com 'sotaque europeu', os japoneses encaram sua fonte de inspiração.

Há 11 dias, o Japão garantia sua vaga na Copa do Mundo de 2014 ao empatar com a Austrália de forma dramática nas eliminatórias asiáticas. O desempenho encheu os asiáticos de esperanças. "Acredito que eles [brasileiros] são favoritos para levar o título. Isso não quer dizer que não teremos um papel nesse jogo", afirma o italiano Alberto Zaccheroni, técnico do Japão. Ele não informou a escalação da sua equipe, mas disse que Honda, considerado dúvida, está em condições de atuar.

*Com reportagem de Daniel Tozzi, Fernando Duarte, Luiz Paulo Montes, Mauricio Stycer, Paulo Passos e Ricardo Perrone

Escalação

Brasil 4-4-2 Técnico: Felipão Japão 4-4-2 Técnico:
12 Julio Cesar 1 Kawashima
2 Daniel Alves 6 Atsuto Uchida
3 Thiago Silva 22 Maya Yoshida
4 David Luiz 15 Konno
6 Marcelo 5 Yuto Nagatomo
17 Luiz Gustavo 17 Hasebe
18 Paulinho 7 Endo
11 Oscar 9 Shinji Okazaki
19 Hulk 4 Honda
10 Neymar 10 Shinji Kagawa
9 Fred 18 Maeda

Ficha Técnica

Copa das Confederações 2013 - Grupo A Árbitro: Pedro Proença (POR)
Data: 15/06/2013 - 16:00 Assistentes:
José Trigo (POR) e Bertino Miranda (POR)
Local: Mané Garrincha

Frases Pré-Jogo

Palpites para o Jogo

Bolão UOL Participe!
Brasil Brasil x Japão Japão
x%
x%
*empate: x%*total de previsões: x

Histórico de Confrontos
Brasil Brasil x Japão Japão
vitórias empates vitórias
7 2 0
Confira as previsões de todos os jogos

Opini?o

Confira mais blogs do UOL Esporte
Classificação - Grupo A
PG GP S
1 Brasil 9 9 7
2 Itália 6 8 0
3 México 3 3 -2
4 Japão 0 4 -5

Em destaque

Copa do Mundo



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos