Luiz Gustavo entrega aval ofensivo de Scolari para Paulinho na seleção
Fernando Duarte
Do UOL, em Brasília
-
Flavio Florido/UOL
Paulinho deverá ganhar 'liberdade ofensiva' de Felipão no duelo contra o Japão, neste sábado
Depois de alardear que conteria o afã ofensivo de seus volantes, e de fazer um discurso contra comparações entre posições de jogadores no clube e na seleção brasileira , Luiz Felipe Scolari deu seu aval para que Paulinho jogue justamente como está mais acostumado no Corinthians. ]
O aval ofensivo do treinador foi "entregue" pelo companheiro de Paulinho no meio de campo, o meia Luiz Gustavo, que durante sua passagem pela zona mista do estádio Mané Garrincha na tarde desta sexta-feira, disse ter sido instruído por Felipão para cobrir os avanços do corintiano.
"O professor já deixou claro que o Paulinho tem mais liberdade ofensiva que eu e que minha prioridade é a defensiva. A gente vem tentando se adaptar ao máximo e acho que depois desses dois jogos estamos bem", explicou o meia do Bayern de Munique.
Uma das surpresas da lista de Felipão para a Copa das Confederações (apesar de ter sido convocado pelo treinador para amistosos, ele mal foi aproveitado nos amistosos na Europa), Luiz Gustavo foi promovido a titular a partir do jogo com a Inglaterra, no Maracanã, e ganhou a confiança de Felipão.
Ofuscou o companheiro de Bayern, o zagueiro Dante, outro xodó de Felipão e que muita gente inicialmente acreditou ter sido o motivo do treinador tanto ter lutado pela liberação junto ao Bayern, que queria o duo para a final da Copa da Alemanha, há duas semanas.
"Fico feliz pela confiança do Felipão. Trabalhei duro para chegar à seleção e para jogar. O treinador optou por mim e agora quero fazer minha parte", afirmou o meia.
Sua grande brecha na seleção surgiu justamente num ano discreto em relação a 2012, quando foi um dos destaques do Bayern. Na mais recente temporada, ele perdeu a posição para o espanhol Javi Martinez, contratado ao Athletic Bilbao no meio do ano passado por 40 milhões de euros, na maior transação do futebol alemão.