09/07/2010 - 15h37

Fifa foi alertada sobre risco de manipulação de jogos da Nigéria na Copa

Da BBC
Em São Paulo
  • Árbitro expulsa Kaita na derrota da Nigéria para a Grécia; partida poderá ser alvo de investigações

    Árbitro expulsa Kaita na derrota da Nigéria para a Grécia; partida poderá ser alvo de investigações

A Fifa foi alertada antes da Copa do Mundo de que o time da Nigéria poderia ser vulnerável ao risco de ter resultados de jogos arranjados, segundo apuração da BBC. A Nigéria foi eliminada do torneio na primeira fase do Mundial, após disputar três partidas - derrotas para Argentina e Grécia e um empate contra a Coreia do Sul.

De acordo com reportagem do telejornal Newsnight, exibido pela BBC na Grã-Bretanha, um integrante da Unidade de Serviços Disciplinares da Uefa - responsável por investigar indícios de partidas de futebol com resultados arranjados - começou a ter suspeitas durante as eliminatórias do Mundial, e alguns jogadores nigerianos teriam admitido que a equipe era vulnerável à manipulação de jogos.

Na manhã do dia em que a Nigéria disputou sua primeira partida na Copa, o investigador da Uefa alertou o órgão criado pela Fifa para identificar sinais de partidas arranjadas sobre suas preocupações.

O jornalista alemão Christian Bergmann também recebeu uma ligação, pouco antes do primeiro jogo da Nigéria, de uma fonte na Uefa que confirmou a existência de insinuações de que "alguns jogadores da Nigéria estariam envolvidos em alguma forma de manipulação".

Investigações

Em sua segunda partida no Mundial, a Nigéria era considerada favorita para vencer a Grécia e chegou a ter a vantagem de 1 a 0 no placar. Mas, após apenas 33 minutos de jogo, a seleção nigeriana teve um jogador expulso. A equipe grega acabou marcando seus dois primeiros gols em Copas do Mundo e venceu por 2 a 1.

Após a eliminação, o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, ficou tão insatisfeito com o desempenho da equipe que anunciou a saída do país por dois anos de competições internacionais. Poucos dias depois, após ameaça de punição pela Fifa, Jonathan voltou atrás e desistiu da decisão de retirar a Nigéria de torneios internacionais.

A Unidade Disciplinar da Uefa já atua junto com a polícia alemã na maior investigação da história sobre a manipulação de jogos de futebol. Centenas de partidas disputadas na Europa, desde a fase de classificação da Liga dos Campeões da Europa até jogos de ligas e copas nacionais, estão sendo analisadas, e suspeitos de manipular resultados já foram presos.

O principal suspeito nas investigações é um apostador profissional croata, dono de um bar, chamado Ante Sapina - atualmente preso na Alemanha, enquanto aguarda julgamento.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host