Arte UOL/AFP

Diego Forlán e Wesley Sneijder são os camisas 10 que mais se destacaram no Mundial

06/07/2010 - 06h00

Forlán e Sneijder duelam para decidir quem é o melhor camisa 10 da Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Antes do Mundial, pouca gente apontaria o uruguaio Diego Forlán ou o holandês Wesley Sneijder como possíveis craques da Copa. Eis que, nesta terça-feira, às 15h30 (de Brasília), eles duelam não só por uma vaga na final, mas também pelo status de principal camisa 10 da competição. 

Até agora, ninguém que tenha usado esse místico número foi tão decisivo quanto eles na África do Sul. Nenhum dos dois se destaca tanto nas estatísticas individuais, mas fizeram a diferença com gols, passes decisivos e liderança dentro de campo. Por isso, cada um deles já terminou três jogos como o melhor em campo segundo a Fifa. Só outros dois jogadores conseguiram isso na Copa: o português Cristiano Ronaldo e o japonês Honda.

Ambos marcaram gols cruciais nos jogos de quartas de final, coisa que os badalados Kaká e Messi não conseguiram usando a camisa 10 de suas respectivas seleções. Na outra semifinal, Alemanha e Espanha têm jogadores igualmente decisivos, mas a 10 parece não se encaixar nem em Fábregas nem em Podolski.

Para fazer jus a essa mística, Forlán e Sneijder tiveram que trocar de funções. O uruguaio, por exemplo, pode ser conhecido pela sua fama de artilheiro matador, mas o trabalho que vem fazendo na Copa é diferente disso, embora ele já tenha feito três gols. Mais recuado, ele tem jogado como armador, e até de ponta – segundo o Datafolha, ele é o líder em cruzamentos, com média de 9,4 por partida.

Já o meia Sneijder, “cérebro” da Internazionale durante a conquista do título europeu, continua exercendo essa função no time da Holanda, mas também acumula a responsabilidade de definir os lances. Artilheiro da seleção com quatro gols, ele já mostrou seu oportunismo contra o Brasil. E, na média de finalizações por jogo, ele supera até mesmo o próprio Forlán.

No duelo das semifinais, Sneijder continuará jogando como o líder do setor ofensivo, no meio da formação integrada por Kuyt, Robben e Van Persie. Não é à toa que ele tem 83% no aproveitamento de passes, com 176 no total.

Forlán, por sua vez, terá que exercitar a sua versatilidade. Com Luis Suarez suspenso, o técnico deverá voltar para o esquema 4-4-2, e ele será usado como segundo atacante, ao lado do centroavante Edinson Cavani. Nada mais justo para quem almeja se consagrar com a mesma camisa que usou Pelé, o jogador mais completo da história.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host