30/06/2010 - 11h08

Figo e Queiroz criticam C. Ronaldo, mas técnico mantém portas abertas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Principal estrela de Portugal, Cristiano Ronaldo se eximiu de qualquer culpa na eliminação da seleção lusitana para a Espanha nas oitavas de final da Copa do Mundo. A atitude foi reprovada por Luís Figo, um dos maiores ídolos do país, e pelo técnico Carlos Queiroz. O comandante ainda rebateu as declarações, mas não fechou as portas da seleção para o astro.

  • Lluis Gene/AFP Photo

    Técnico de Portugal, Carlos Queiroz alfinetou Cristiano Ronaldo, mas manteve as portas abertas

  • Fabrice Coffrini/AFP

    Figo reprovou a atitude de C. Ronaldo ao criticar o técnico: "O capitão deve defender a equipe"

Depois da partida, ao passar rapidamente pelo túnel que liga o gramado aos vestiários do estádio Green Point, na Cidade do Cabo, Cristiano Ronaldo se esquivou ao ser questionado sobre a queda precoce. “Como é que eu explico? Falem com Carlos Queiroz”, disse o atacante que não teve bom desempenho no Mundial.

Ao tomar conhecimento da declaração do galáctico do Real Madrid, Queiroz alfinetou seu comandado, mas não o descartou. “É natural e compreensível que apareçam algumas frustrações, e às vezes estas não são bem educadas ou dirigidas. Não vamos dar a dimensão que vocês deram, mas também não vamos ignorá-las. Se a camisa for pequena demais para um corpo ele não precisa estar aqui”, disse Queiroz, em entrevista ao jornal Record.

“Portugal precisa de Ronaldo e Ronaldo precisa de Portugal. Não somos um país tão grande para que possamos desperdiçar os nossos melhores recursos”, completou.

A polêmica foi comentada também por Luís Figo. Aos 37 anos, ele participou de duas Copas do Mundo (2002 e 2006) e foi importante no melhor desempenho português com o quarto lugar no Mundial da Alemanha quatro anos atrás. Antigo capitão de Portugal, Figo disse que o papel do líder é apenas um: defender a equipe.

"A minha noção do papel do capitão pode ser diferente do que algumas pessoas pensam, mas um capitão, independentemente do sucesso ou insucesso, deve sempre defender o grupo. Nos momentos mais difíceis deve dar a cara pelo grupo."

Depois de se classificar para as oitavas de final em segundo lugar da chave G, que teve o Brasil como líder, Portugal acabou derrotado por 1 a 0 para a Espanha e viu o sonho de ir mais longe cair por terra.

Com toda a polêmica criada, Cristiano Ronaldo explicou a situação e negou que tenha jogado toda a responsabilidade para o técnico. “Quando disse que perguntassem ao treinador foi simplesmente porque Carlos Queiroz estava na coletiva de imprensa e os jornalistas poderiam escutar as suas explicações e porque não me sentia em condições para explicar o que fosse”, disse, por meio de seu representante.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host